Laboratório de Matemática

LEM - FCI

MackLab recebe grandes nomes do setor varejista

MackLab recebe grandes nomes do setor varejista

Compartilhe nas Redes Sociais

10.10.2024 - EM Universidade

Coordenação

"Laboratório de Varejo busca identificar e entender novas tendências da área"

O MackLab Varejo, espaço para o desenvolvimento de pesquisas no contexto varejista, recebeu nesta quarta-feira, 09 de outubro, um grupo com alguns dos principais nomes do varejo brasileiro para a realização de um focus group. Representantes das marcas Vest, Oxxo, Assaí e a presidente da Associação Brasileira de Varejo (ABV) participaram do encontro.

O professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) e um dos responsáveis pelo MackLab, Felix Léon, disse que o objetivo do evento é “ouvir alguns dos principais varejistas do Brasil para buscar, identificar e entender as tendências, as dores e para onde o varejo está indo”.  

Léon pontuou também que, a partir do encontro, o MackLab irá empregar “produtos mais customizados e serviços mais personalizados para empresas varejistas” que fazem parte do projeto.

O diretor do CCSA, Claudio Parisi, definiu o evento como um “reposicionamento da Universidade e da nossa unidade, com uma visão de escola de negócio, se integrando com setores produtivos da sociedade”.  

Inaugurado há um ano, o MackLab possui parceria com o Santander, Oxxo, Leroy Merlin e Asus, e realizou inúmeras atividades com cada um deles, como pesquisas, ativação de marketing, lançamento de produtos e exercícios em sala da aula com os alunos. 

Parisi destacou que a iniciativa de ter um Laboratório de Varejo é uma ação muito importante que “ajuda a entender os problemas que afetam os diferentes agentes da economia”, e o aluno tem a possiblidade de uma formação que integra teoria e prática. 

Um dos temas abordados durante o focus group foram as mudanças significativas no setor varejistas nos últimos anos, com discussão sobre a adaptação para um consumidor pós-pandemia, a questão do varejo virtual e a capacidade de algumas lojas unir o físico com o virtual.