15.08.2024 - EM
Pensado para proporcionar uma experiência prática e envolvente no universo do jornalismo, o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo criou o projeto MackNews, em que os estudantes simulam uma redação de jornal e produção de notícias e reportagens.
De acordo com a professora do CPM e coordenadora do projeto, Anne Peres, o objetivo foi conectar os estudantes ao universo do Jornalismo e oferecer uma disciplina que proporcionasse vivência prática. “O projeto foi estruturado para garantir que os alunos tivessem autonomia na produção de conteúdo, enquanto recebessem orientação para desenvolver habilidades técnicas e éticas essenciais para o jornalismo”, disse.
O MackNews é uma disciplina eletiva, voltada para alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental que simula uma redação de jornal, desde a escolha das pautas até a publicação das matérias. Os alunos são divididos em equipes, e cada uma é responsável por diferentes seções, como notícias, entrevistas, reportagens investigativas, resenhas culturais e opinião.
Na prática, os alunos fazem reuniões de pauta, em que discutem ideias e analisam a relevância de cada tema. Entre os assuntos tratados pelos estudantes estão conteúdos que sejam relevantes para a comunidade escolar e importantes para a sociedade em geral, o que inclui notícias sobre eventos da escola, entrevistas com professores e alunos, reportagens sobre questões sociais, culturais e tecnológicas, entre outros.
“Essas reuniões são fundamentais para garantir que o conteúdo seja diversificado e que todos os alunos possam contribuir com suas ideias. O processo de escolha das pautas também ensina aos alunos a importância de considerar o público-alvo e a responsabilidade jornalística”, destaca a professora.
Todo conteúdo produzido é publicado periodicamente na página do Instagram do Colégio, dependendo do fluxo de produção dos alunos. Ao final do semestre, será produzida uma edição impressa do jornal com as principais matérias escritas.
“Os estudantes são incentivados a desenvolver suas habilidades de escrita, pesquisa, entrevista, e edição, sempre com o apoio, orientação e supervisão”. De acordo com a professora, os alunos aprendem a escrever de forma clara e concisa, adaptando o estilo de escrita para diferentes tipos de textos jornalísticos; aprendem a buscar informações em fontes confiáveis e fundamentar argumentos; desenvolvem habilidades de colaboração, divisão de tarefas, e comunicação interpessoal; e são incentivados a avaliar diferentes perspectivas e desenvolver uma visão crítica sobre os assuntos abordados, além de aprender a lidar com prazos e a organizar o trabalho.
A professora Anne Peres também aponta outras habilidades socioemocionais trabalhadas com os alunos, como empatia, ética, responsabilidade, autonomia e liderança. Ela ainda destaca a empolgação dos alunos em participar do projeto. “É inspirador ver o entusiasmo dos alunos e acompanhar o crescimento deles ao longo do processo. A oportunidade de guiá-los, compartilhar conhecimento e ver o impacto positivo que o projeto tem na formação é uma das partes mais recompensadoras do trabalho”, finaliza.