Laboratório de Matemática

LEM - FCI

Personalidades mackenzistas: Dia do Professor de Educação Física

Personalidades mackenzistas: Dia do Professor de Educação Física

Compartilhe nas Redes Sociais

30.08.2024 - EM

Coordenação


Comemorado em 1º de setembro, o Dia do Professor de Educação Física é uma data especial para reconhecer a importância desses profissionais e a diversidade de áreas em que atuam. A escolha dessa data está ligada à regulamentação da profissão, que ocorreu em 1998, quando foram criados os conselhos federal e estaduais de educação física. Seja trabalhando com esportes, atividades físicas ou reabilitação, esses profissionais têm um papel crucial na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, incentivando hábitos saudáveis e bem-estar para todos.

Ana Paula Sforcini Salim, coordenadora de educação física e esportes do Colégio Presbiteriano Mackenzie, com mais de 16 anos de atuação no Mackenzie, conta sua trajetória dentro da instituição.

Trajetória profissional

Estudar para ser um profissional de educação física pode abrir um leque de oportunidades para quem se interessa por temas relacionados à saúde e qualidade de vida. Salim relembra que desde pequena gostava muito de exercício físico. “Depois que tive a minha primeira aula de educação física no colégio, tive a certeza do que eu gostaria de ser quando crescer.”

Relembra também que entrou no Mackenzie mandando o seu currículo para o site do Colégio e foi chamada para uma entrevista em 2008, sendo contratada na sequência. Desde então, busca transmitir seus valores aos seus alunos durante as aulas de educação física, e afirma “creio que o respeito ao próximo seria o principal, pois dentro de uma aula de educação física temos pessoas muito diferentes uma das outras, e no esporte o respeito é essencial para manter a integração de um grupo ou equipe.” Sobre a necessidade de aulas adaptadas, Ana explica que “faço adaptações em minhas aulas para cada necessidade especial ou uma adaptação diferente, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro ao discente ”, ressalta.

Como profissional da área, teve muitas experiências marcantes. “Os nossos alunos são diferenciados comparados com outros colégios, mas tenho a certeza de que quando eles sentem que o professor ama o que faz, tudo tem sentido e relevância para o seu aluno.”, afirma Ana.

Desafios

Existem diversos desafios que devem ser enfrentados durante as aulas. "O maior desafio é fazer com que as aulas de educação física no âmbito geral sejam cada dia mais valorizadas dentro e fora das escolas, tendo como objetivo principal o desenvolvimento dos alunos de forma integral. No Colégio Presbiteriano Mackenzie, desde a educação infantil até o ensino médio, a educação física faz parte da proposta pedagógica, oferecendo atividades de movimento que são adequadas ao estágio de crescimento de cada aluno, para que eles possam aprender e desenvolver suas habilidades motoras”, afirma Salim.

“O nosso Colégio Prebiteriano Mackenzie é historicamente incentivador ao esporte e, desta forma, as aulas de educação física e esporte daqui visam ao desenvolvimento de habilidades e competências, atuando pedagogicamente em três áreas do desenvolvimento de uma criança: a integração social, psicomotricidade e atividades físicas educativas“, ressalta a professora.

Mensagem

Ana Paula Sforcini Salim, coordenadora de educação física e esportes do Colégio Presbiteriano Mackenzie, vê que a relação entre educação física e o desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos estão interligadas para o desenvolvimento do ser humano como um todo; o esporte e o exercício físico tem essa capacidade. Precisamos ter amor naquilo que nos propomos a fazer, pois dessa forma alcançaremos os alunos, que são o nosso principal objetivo.