17.03.2023 - EM Saúde e Bem-Estar
A síndrome de burnout é um distúrbio emocional causado por estresse e esgotamento físico. Alguns sintomas incluem cansaço excessivo, tanto físico quanto mental, imunidade baixa, falta de motivação e dores no corpo.
De acordo com dados de 2022 da International Stress Management Association (ISMA), 72% das pessoas ativas no mercado de trabalho brasileiro sofrem com estresse e 32% apresentam sintomas de burnout. Com isso em mente, separamos algumas dicas para te ajudar a evitar essa síndrome e aprimorar a sua qualidade de vida.
Durma cedo e bem
Uma boa noite de sono é o que permite que nossos cérebros recarreguem e nosso corpo descanse. Dormir menos que as oito horas recomendadas faz com que seu cérebro comece a produzir quantidades elevadas de cortisol - o hormônio do estresse.
Também vale a pena ressaltar que a qualidade das horas dormidas é tão importante quanto a quantidade. Para melhorar o seu sono, evite tomar café até oito horas antes de dormir e fique longe de eletrônicos ou assuntos relacionados a trabalho quando estiver na cama.
Alimente-se bem
Comida é o combustível para o corpo. Sem ela, ficamos irritados e exaustos. É importante comer pelo menos três vezes ao dia, caprichando no café da manhã. Além disso, faça questão de consumir frutas e evitar alimentos gordurosos: tudo isso tem um impacto na sua saúde física e mental.
Faça pausas
É extremamente comum se perder nas tarefas do dia a dia e esquecer de descansar. Tirar pequenas pausas, seja em casa, seja no trabalho, pode te ajudar a relaxar e focar melhor nas suas atividades. Em vez de ficar horas e horas fazendo a mesma coisa, pegue uma água e se mova por alguns minutos. Você imediatamente se sentirá mais leve.
Movimente-se
Falando em se mover por alguns minutos, nada relaxa mais o cérebro do que o exercício físico. Ir à academia não é muito a sua praia? Não se preocupe, uma simples caminhada ou uma aula de dança bastam. O importante é manter o seu corpo ativo para diminuir a produção de cortisol e estimular a produção de endorfina - o hormônio do bem-estar.
- Reflita e agradeça
Por fim, tire algum tempo do seu dia para refletir sobre a vida e agradecer pelas coisas boas. A reflexão e a gratidão nos mantêm alinhados com nossos valores e objetivos, além de nos lembrar de momentos e pessoas que fazem tudo valer a pena. Essa última etapa pode tomar muitas formas: uma oração, uma entrada de diário ou uma conversa. O importante é redirecionar a sua atenção e manter seu foco nos aspectos positivos.