28.04.2021 - EM Mundo
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), iniciou, nesta terça-feira, 27 de abril, o Simpósio Internacional Multiprojetos do Programa CAPES PrInt para discutir a realização e a importância das pesquisas em nível internacional. O encontro é realizado de forma on-line e termina na sexta-feira, 30 de abril.
O reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, agradeceu o apoio e a presença de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Para ele, a colaboração entre instituições é um dos pilares para a realização de pesquisas de qualidade no país.
Além disso, Vasconcelos ressaltou a importância dos temas das pesquisas que serão apresentadas ao longo do evento. “Convido a todos a participarem da programação e continuem se dedicando fortemente à pesquisa, pois ela é fundamental não só para o fortalecimento e desenvolvimento da Universidade, mas da sociedade brasileira e da humanidade”, afirmou.
Em sua saudação, o diretor Científico da Fapesp, Luís Eugênio Mello, destacou a importância da internacionalização para as pesquisas brasileiras. “A internacionalização é um processo fundamental para a melhoria da qualidade e do impacto das pesquisas que aqui produzimos”, disse.
Já a diretora de Internacionalização e coordenadora Nacional do Projeto de Internacionalização da CAPES, Heloisa Candia Hollnagel, elogiou a organização do evento pela UPM. “É mais uma iniciativa para mostrar os resultados de uma política institucional de internacionalização bem sucedida”, declarou.
Também estiveram presentes no evento: o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Felipe Chiarello; o pró-reitor de Controle Acadêmico, professor Cleverson Pereira de Almeida; a pró-reitora de Graduação, professora Janette Brunstein; e a coordenadora dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UPM, professora Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira.
Palestra
A primeira palestra contou com a presença da associate vice provost para Educação Internacional da Rice University, localizada no Texas, Estados Unidos, Adria Baker, que falou sobre a importância da internacionalização para o desenvolvimento das pesquisas brasileiras.
Antes dela iniciar a palestra, a professora Heloisa Hollnagel apresentou um panorama sobre as pesquisas internacionais apoiadas pelo programa CAPES PrInt, com dados consolidados dos pesquisadores que trabalharam com recursos do órgão. “É o nosso compromisso de fazer o melhor trabalho possível de suporte, pois é uma política bastante inovadora”, complementou a coordenadora.
Para acompanhar a continuidade dos trabalhos do Simpósio, confira a programação e se inscreva neste link.