Laboratório de Matemática

LEM - FCI

Te conheço de algum lugar conta a história de Maduilia Camões Ie

Te conheço de algum lugar conta a história de Maduilia Camões Ie

Compartilhe nas Redes Sociais

29.08.2024 - EM

Coordenação

"A série do MackPlay conta histórias de personalidades Mackenzistas"

Já está no ar o novo episódio do conteúdo Te Conheço de Algum Lugar, do MackPlay, a plataforma de conteúdos audiovisuais do Mackenzie. Neste episódio, você irá conhecer a história de Maduilia Camões Ie, de 19 anos e natural de Guiné-Bissau. Ela chegou no Brasil aos 15 anos e atualmente ela é funcionária de uma empresa terceirizada que atua na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no campus Higienópolis. No episódio, ela contou sobre os costumes, cultura, dialeto e a gastronomia de seu país natal, além de descrever seus desafios e objetivos. 

Com seis irmãos, quatro por parte de pai e dois por parte de mãe, Maduilia veio ao Brasil com sua família de parte de pai. No início, se estabeleceram no bairro de Guaianases, na Zona Leste de São Paulo. Mas quando seu pai se mudou para Portugal, ela foi morar no Tatuapé, também na Zona Leste, com sua tia. 

Maduilia contou que era muito feliz na Guiné-Bissau e quando chegou ao Brasil se sentiu muito sozinha. Uma das razões é a saudade de sua mãe, que ela não vê desde que saiu de seu país natal. Ela destacou que pretende voltar para Guiné-Bissau e que não deseja permanecer no Brasil. “Posso vir para o Brasil para passar férias, visitar amigos, mas morar aqui a vida inteira, não quero isso. Quero voltar para minha terra”.

Ela também ressaltou a influência que a música brasileira tem em seu país natal. “Tem pessoas que gostam bastante da Anitta, Ludmilla, Zezé Di Camargo & Luciano, por exemplo, meu pai gosta muito de Zezé Di Camargo, ele é fã, a música preferida dele é No dia em que eu saí de casa”. 

Para finalizar, Maduilia comentou sobre o preconceito que sofre aqui no Brasil e destacou a importância de fazer o bem para o próximo. “As pessoas olham diferente para mim, percebo o julgamento no olhar. Se a pessoa chega dando bom dia, o meu dia já melhora na hora, mas tem muitas pessoas que não fazem isso e ficam me encarando. Eu não gosto de ver pessoas chorando, eu já pergunto se a pessoa está bem, dou um abraço para a pessoa melhorar”. 

O episódio completo está disponível no site, youtube e app (android e IOS).

O Te Conheço de Algum Lugar é uma iniciativa do MackPlay para dar voz e visibilidade às pessoas que contribuem todos os dias, cotidiano do Mackenzie. Por meio de entrevistas, explora as histórias, identidades e características culturais desses indivíduos muitas vezes invisíveis no corre-corre da rotina do Mackenzie. O objetivo é mostrar a diversidade e importância de cada um dentro da comunidade mackenzista e como suas histórias são mudadas depois que passam por aqui.