Laboratório de Matemática

LEM - FCI

Yammer: nova rede social para os colaboradores mackenzistas

Yammer: nova rede social para os colaboradores mackenzistas

Compartilhe nas Redes Sociais

14.02.2022

Coordenação

"O Chanceler comenta sobre o Yammer | Foto: Divulgação"

O chanceler do Mackenzie, Rev. Dr. Robinson Grangeiro Monteiro, refletiu sobre o Yammer – novo canal de comunicação interna do Mackenzie

    O diálogo é fundamental para o dia a dia de cada pessoa. Para estimular a comunicação interna dos colaboradores do Mackenzie, foi lançada a plataforma Yammer – mídia social da Microsoft focada no ambiente corporativo. O evento de inauguração contou com a palavra de abertura do Chanceler do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Rev. Robinson Grangeiro Monteiro, seguida do presidente, Milton Flávio de Moura, e do gerente de marketing, Daniel Jankops Grandolfo.
    O Yammer funciona como uma rede social para o ambiente corporativo e educacional. Por meio dele, é possível gerar fóruns, fazer perguntas para outros colaboradores, compartilhar fotos, vídeos, links internos e externos, mencionar pessoas, escrever elogios e diversos outros tipos de interações. Pode ser acessado por diversos meios eletrônicos, como celular, tablet e computador.
    “O Yammer é uma nova opção para o Mackenzie criar comunidades e melhorar a comunicação entre os colaboradores”, afirma o gerente de marketing do Mackenzie, Daniel Jankops Grandolf. Para o presidente do Instituto, Milton Flávio de Moura, a plataforma revela como o foco e a assertividade do Mackenzie “vem de fábrica”: “Tenho plena convicção de que esse lançamento nos ajudará e trará agilidade ao nosso dia a dia”, diz. 

A palavra do Chanceler
    A comunicação é fundamental e, mais do que isso, a palavra funciona como a matéria-prima que transforma e gera ação nas outras pessoas. Para isso teremos o Yammer como mais uma ferramenta de comunicação interna efetiva no Mackenzie. No livro de João vemos a seguinte expressão: 
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus [...] O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, vimos a sua glória, glória como unigênito do Pai.” - João 1: 1, 14
    A partir da língua portuguesa, aprendemos que para haver comunica-ação, essa ação precisam é expressa pelo verbo. É ele quem comunica o que pretendemos fazer ou como queremos agir, por exemplo. Na palavra que Deus comunica ao ser humano, esse Verbo é alguém, feito de carne e osso e personificado na pessoa de Jesus Cristo, o filho de Deus.
    Na comunicação, costumeiramente há dois polos envolvidos: quem emite e quem recebe a mensagem. No campo confessional, contudo, essa mensagem intermediária não é uma palavra qualquer. Jesus é a personificação do Verbo e habita conosco e em nós com a glória do unigênito filho de Deus.
    Tudo o que fazemos, portanto, deve ser feito em função dos valores mackenzistas comunicados por meio deste mesmo Verbo que se fez carne.
Certa vez me disseram que “confessionalidade” é uma palavra formal e acadêmica. Sugeri que a substituísse para “Jesus”, afinal, é Ele quem rege e dá sentido às nossas vidas e a todos os processos  no Mackenzie 
    O desejo da Chancelaria é que a comunicação do Mackenzie seja um exemplo da personificação de Cristo, capaz de passar informações verdadeiras e edificar o espírito de cada pessoa. Ao comunicar a verdade com integridade e amor, nós comunicamos os valores do Reino de Deus.
    Portanto, que todos possamos primar para usar os nossos meios de comunicação como algo frutífero, desde aquela conversa no meio dos corredores, o cafezinho ou os diálogos on-line. Assim, a palavra será boa-nova, evangelho e exemplo da prática devocional. Que esse novo canal seja um meio de espalhar benção.

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro
Chanceler do Instituto Presbiteriano Mackenzie