18.06.2020
Por conta da pandemia da covid-19, as aulas nas escolas do Brasil foram suspensas e passaram a acontecer virtualmente, em respeito ao distanciamento social. Todavia, devido à retomada gradual das atividades, diversas instituições de ensino já se preparam para a volta das aulas presenciais.
Para o retorno das aulas presenciais em segurança serão necessárias medidas estruturais, profiláticas, ou seja, as de higiene e de distanciamento social e medidas pedagógicas, que já estão sendo aplicadas em todas as unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie.
“São inúmeras providências a serem tomadas para um retorno seguro, desde projetos de arquitetura ao desenvolvimento de uma campanha de Marketing, que envolve comunicação e sinalização, além de todo preparo pedagógico. Tais medidas levam tempo e envolvem muitas ações, por isso, necessitamos nos preparar com rapidez”, explica a diretora de Educação Básica do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, Márcia Régis.
As ações dos Colégios Mackenzie de Brasília, Palmas, São Paulo, Tamboré e Instituto Cristão de Castro foram planejadas por um comitê de volta às aulas, seguindo as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde do Brasil. Além disso, como explica Régis, que também integra o comitê, o processo foi estruturado a partir de uma observação dos países que já passaram pela experiência de retomada à sala de aula.
A nova realidade no ambiente escolar
Para enfrentar a pandemia, o mundo passou por diversas mudanças, o que não será diferente quando os alunos retornem à sala de aula. Segundo a diretora, a principal mudança dentro do âmbito escolar será relacionada ao novo modo de convivência.
“A escola é um lugar de relações onde a socialização e a cooperação são premissas para o processo de aprendizagem, por isso, será necessário entender o novo jeito de conviver na escola, respeitando todos os protocolos de higiene e distanciamento, mas sem perder o afeto e a necessidade de manter os vínculos para uma comunicação ativa, lado a lado”, pontua Márcia Regis.
Confira as medidas dos Colégios Mackenzie:
Medidas estruturais
- Avaliar as salas de aula e garantir que todas tenham janelas e dispenser de álcool em gel.
- Revisar a condição de uso e limpeza do ar condicionado para que seja utilizado apenas como exaustor.
- Priorizar as atividades ao ar livre, com grupos menores, numa adaptação do modelo rotação por estações, comum no Ensino Híbrido
- Readequar os horários de entrada e saída, assim como os horários de intervalo, para evitar aglomeração.
- Controlar a entrada e a saída de pessoas externas ao processo educativo (sempre com hora marcada, com uso de máscara e protocolo de higiene).
Medidas de distanciamento social
- Aferição de temperatura em todos os alunos e colaboradores
- Número de alunos reduzidos em sala de aula para garantir o distanciamento mínimo de 1,5m entre os alunos
- Sinalização no ambiente - uso de adesivos que marcam e informam o distanciamento: sala de aula, campus, praça de alimentação, biblioteca
- Distribuição de Kit composto por: duas máscaras, álcool em gel e cartilha informativa, para todos os alunos e colaboradores. Além de protetores faciais para professores e funcionários que trabalharão com atendimento ao público.
Medidas de higiene
- Uso de tapetes higienizantes em todas as entradas
- Higienização das mochilas, lancheiras e objetos de uso pessoal
- Uso do uniforme apenas na escola
- Incentivo diário aos alunos, com orientações pedagógicas, à higienização das mãos
- Distribuição de cartazes nos prédios da Educação Básica com as orientações de higiene que constam na cartilha informativa - pequenas mensagens como "pílulas" de informação, adequando a linguagem de acordo com a faixa etária
- Reforçar a técnica adequada de higienização
- Utilização de garrafa própria de água
- Levar a sua roupa da Educação infantil para ser lavada em casa
- Coleta de lixo frequente
- Limpeza e desinfecção constante
Medidas pedagógicas
- Acolhimento - ações para o fortalecimento dos vínculos e da sensação de segurança na escola
- Análise e adequação do calendário escolar
- Realização de avaliação de sondagem
- Revisão do plano curricular para identificar os conteúdos estruturantes não contemplados no ensino remoto
- Plano de retomada de conteúdos
- Plano de reposição de aulas
- Implantação da abordagem do Ensino Híbrido
"E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis". 1 Pedro 3:8