Educação Física em época de quarentena

Compartilhe nas Redes Sociais
Uma menina de cabelos morenos está fazendo um alongamento, dentro do seu quarto. Logo atrás dela, tem uma janela com cortinas e também uma estante, cheia de brinquedos e bichos de pelúcia. A foto é bem clara e feliz.
Colégio Mackenzie segue com projeto pedagógico por meio de videoaulas para incentivar prática de exercício

15.04.2020


Devido à pandemia da Covid-19, as aulas presenciais estão suspensas e os alunos seguem estudando em suas casas, assim como acontece no Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, que tem dado todo o suporte aos mackenzistas para que eles prossigam com a rotina de estudos, inclusive na Educação Física. 

Durante esse período de isolamento social, as aulas são gravadas pelos professores e disponibilizadas na plataforma Moodle. Segundo o coordenador de Educação Física e Esportes do CPM, Adriano Bareia Francisco, nas aulas on-line, além de apresentarem uma série de exercícios, os professores recapitulam conteúdos já trabalhados em sala de aula, como nutrientes, postura, higiene e também a importância do esporte e do treinamento. 

“Após assistirem as aulas, os alunos preenchem um questionário, com perguntas sobre o tema e sobre como se sentiram ao realizar a atividade proposta na videoaula. Desta forma, conseguimos avaliar a percepção do estudante diante da atividade e também melhorar a qualidade das próximas aulas”, pontua. 

As aulas de Educação Física do CPM também vão acontecer por meio das lives - ferramenta em ascensão e muito utilizada por professores, músicos e artistas durante o período de enfrentamento do coronavírus 

Exercício físico, rotina e estudos 

Apesar das crianças e dos adolescentes estarem em suas casas, não se trata de um período de férias, por isso, é importante manter uma rotina disciplinada de estudos, além da prática de exercícios, que traz muitos benefícios para o organismo como a oxigenação do cérebro, a diminuição do estresse, a melhora do humor, o fortalecimento do sistema imunológico e a manutenção da massa corporal. 

“Se o sedentarismo já era um adversário a ser combatido enquanto a rotina estava normalizada, imagine agora, que as crianças e os adolescentes não podem sair para a rua”, diz Bareia.

Participação da família e dos amigos 

Para Anny Battistela, mãe de Liz e Lorena, as videoaulas facilitam o entendimento do conteúdo e contribuem com o desafio de manter as crianças ativas nesse período. “Procuro fazer o máximo de atividade, porque elas têm um acúmulo de energia e precisam gastar”.  

Para Nátalie Campos, mãe de Nicole, Bianca e Samuel, o fato das aulas serem on-line acaba chamando a atenção das crianças, “principalmente, quando eles são incentivados a fazerem jogos diferentes, com objetos da casa”, pontua. Ela ainda conta que a mais nova, Nicole, pede com frequência para ver os amigos e os professores.


Lorena durante a aula on-line de educação física

“Então os vídeos com as vozes e rostos das professoras têm sido muito encorajadores, pois saciam um pouco dessa saudade e vontade de estar na escola”, diz Nátalie. 

Segundo o coordenador, a participação da família durante a atividade é muito importante. “Muitas atividades são para se fazer em dupla. O envolvimento familiar pode estreitar os laços e aproximar pais e filhos. As crianças gostam da participação dos pais. Já os adolescentes têm a oportunidade de se aproximar dos pais e aumentar o vínculo, gerando confiança e compartilhamento de assuntos que, antes, ficavam apenas entre os amigos de escola”, comenta. 

Samuel praticando exercício em casa 

Além dos cuidados com a higiene e o isolamento social, o professor sugere que os alunos organizem uma nova rotina por meio de horários e aproveitem os meios tecnológicos para manterem contato com os amigos, se exercitarem, conversarem e se divertirem, mesmo que virtualmente.

"Minha dica para combater o distanciamento social é combinar para fazer as aulas de Educação Física juntos. Marquem uma reunião pela web e se exercitem ao mesmo tempo!”, finaliza. 

Outras ações do Colégio 

Durante esse período de quarentena, o Colégio Presbiteriano Mackenzie também criou uma forma de se comunicar com todos os colaboradores do Mackenzie, incentivando o exercício físico por meio de vídeos compartilhados semanalmente pelo aplicativo Whatsapp. Além disso, com o objetivo de aproximar a escola e os alunos pelas redes sociais, foi criado o Desafio Mackenzista, no qual os alunos são desafiados a gravarem vídeos praticando algum esporte ou uma tarefa e publicarem nas redes sociais marcando o Colégio.