Dia das Mães: histórias que inspiram

Compartilhe nas Redes Sociais
Elisama Silva, colaboradora da SUCOM, relata sua experiência como mãe e destaca a ajuda que teve do Mackenzie na criação de seus filhos

10.05.2024


Neste domingo, 12 de maio, comemora-se o Dia das Mães. A data é uma das mais celebradas no Brasil e ao redor do mundo, e tem como objetivo reconhecer o amor, a dedicação e o sacrifício desempenhado pelas genitoras e mães adotantes na criação e educação de seus filhos. 

Como uma instituição que preza pela família, no Mackenzie, a comemoração ganha uma conotação ainda maior. Sejam os laços biológicos ou emocionais, a importância das mulheres que experienciam a maternidade é imensurável.

Elisama Silva, analista da Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM), que atua no núcleo do MackPlay, é um exemplo que inspira por sua história e determinação. 

Mãe de dois filhos, sendo eles, Jean Nicholas Finatti, de 32 anos, formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e Maria Clara Silva Rosário, de 15 anos, aluna do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie Higienópolis, Elisama, a exemplo de muitas mães, tem o grande desafio de conciliar a maternidade e a carreira. "O maior desafio é a jornada de trabalho triplicada, pois, tenho que conciliar a carreira profissional, a criação dos filhos e os cuidados com a casa”, enfatiza a colaboradora.  

Apesar da vida agitada, ela é grata pela maternidade, conforme relata esta influenciou positivamente no desenvolvimento de sua profissão, além de auxiliar no relacionamento e tratamento com os colegas de trabalho. "Passei a exercitar mais a empatia e paciência com os colegas de trabalho. Me empenho muito no horário comercial para não levar comigo para casa situações da empresa, e não afetar a qualidade do tempo que estou com os meus filhos". 

Com uma história de sucesso de mais de 20 anos no Mackenzie, Elisama destaca o papel fundamental que a instituição exerce nas necessidades das mães que estão no mercado de trabalho. “O Mackenzie cumpre à risca todos os artigos da CLT referente aos direitos à maternidade e, no meu caso, fui atendida com o convênio numa excelente creche da região. Atualmente, a instituição paga auxílio creche”, explica.  

Futuro

Ao falar do futuro, Elisama destaca que apesar das excelentes iniciativas promovidas pelo Mackenzie, acredita que ainda existe espaço para realização de palestras, cursos, workshops  e outros formatos que visem criar um ambiente de trabalho cada vez mais empático e preparado às mães.

Para comemorar a data, a colaboradora deixa um conselho às futuras mamães do Mackenzie. “É muito difícil conciliar, carreira, filhos e vida pessoal, mas vale a pena. O importante é nunca esquecer que você é uma mulher e precisa se cuidar, se amar para estar sempre bem. Só cuidando da gente, é que conseguimos cuidar do outro", enfatiza.