17.05.2022 - EM
Para complementar a didática rotineira da sala de aula e unir as competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aos valores humanos e princípios cristãos, os professores do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília criaram, há três anos, o Projeto Inspirar: Referenciais - Consolidar, realizado com os estudantes do Ensino Fundamental I e II. Elaborado com a missão de promover virtudes e exemplos positivos às crianças, a proposta acontece durante os oito anos da formação, sendo organizado em duas fases principais: na primeira parte do Ensino Fundamental chama-se Inspirar e na segunda é denominado Referenciais Consolidar.
Anualmente, em cada série, o trabalho é estruturado a partir de três etapas em que a cada trimestre é trabalhado um princípio confessional e social a partir de três momentos: conhecendo a virtude, desenvolvendo a virtude e a viabilização de ações práticas.
A coordenadora da iniciativa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Janice Gennari explica que a ideia é dar mais vivência prática ao ensino. “Vivemos numa época em que há uma falta de modelos inspiradores. Muito se fala em virtude, mas há um abismo entre a retórica e a prática. Com este trabalho desejamos que nossos estudantes tenham uma visão correta de si mesmos, reconhecendo que Cristo é a fonte de todas as virtudes e, por isso, se faz necessário estabelecer um relacionamento constante com Ele”, explicou.
Gennari, que é Mentora de Arte e leciona a disciplina de Música para o Ensino Fundamental I, explica que “estudamos essas qualidades sob a perspectiva bíblica considerando a experiência de cada um no ambiente escolar e familiar”, disse ela.
Além disso, o projeto é também uma forma de gerar identificação entre os pequenos com o estímulo de práticas saudáveis, o fortalecimento de habilidades e o trabalho coletivo em diferentes situações. Um dos focos perpassados são as apresentações da história de pessoas que possam se tornar referenciais positivos aos educandos.
Como funciona
Em cada trimestre, o projeto abordará uma virtude com uma variedade de recursos e metodologias por meio de atividades individuais e em grupo que levam à reflexão sobre as práticas cotidianas.
Um fator importante a ser considerado aqui é a realidade na qual está inserida cada aluno, já que o objetivo é também provocar um legado que fique como herança na vida pessoal dos jovens.
A partir de jogos, músicas, fábulas e obras de arte, o tema será conceituado de maneira que atraia o interesse das crianças, ao passo em que são tratadas as perspectivas bíblicas sobre o assunto. Para cada virtude observada há a contraposição a um vício a ser questionado pelos professores.
Em todas as fases, os tópicos são trabalhados de acordo com as propostas da BNCC. Ademais, os professores promovem tarefas para aplicar o que está sendo estudado no cotidiano dos estudantes e os faça compreender a importância das tradições.
“Certamente, esse programa já está contribuindo para o desenvolvimento de nossas crianças em suas emoções, relacionamentos, vida acadêmica e em na compreensão de mundo. Pois a vida é uma só”, concluiu a coordenadora.