XVII Encontro de Educação Mackenzie: o futuro começa agora

De 04 a 06 de setembro, evento reúne líderes mackenzistas para atualizar e debater os desafios da educação básica

23.08.202415h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

XVII Encontro de Educação Mackenzie: o futuro começa agora

O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília será o palco do XVII Encontro de Educação Básica Mackenzie, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de setembro de 2024. Com o tema central “O Futuro Começa Agora: da criança ao adulto, da gestão econômica à gestão da sala de aula”, o evento reunirá especialistas, líderes e educadores para debater as transformações e os desafios da educação básica contemporânea sob o olhar estratégico do Mackenzie.

Ao longo dos três dias, o encontro contará com sessões diversificadas de conteúdos com plenárias, palestras, podcasts e apresentações culturais. Com a metáfora, “carregamos a lamparina em nossas mãos”, o evento demonstra a importância da formação integral das crianças, jovens e adultos pela conquista de objetivos claros para os profissionais da educação escolar cristã, direcionado aos diretores escolares, assessores e orientadores pedagógicos e educacionais, professores, etc., que conduzem os estudantes para uma boa formação.

Como destaca a superintendente de Educação Técnica e Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), professora Márcia Braz, a metáfora deriva da passagem de Marcos 4:21, Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador?

“A ideia é que a lamparina representa a nossa confessionalidade que, pelos seus princípios e valores, ilumina e direciona nossas decisões, sejam elas de caráter administrativo, sejam de caráter negocial, pedagógico ou andragógico”, diz Braz.

Fundamentos

O encontro será estruturado em três eixos temáticos, cada um correspondendo a um dia do evento. No dia 4 de setembro serão tratados os Fundamentos confessionais e pedagógicos da atualidade, com abertura realizada pelo presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), reverendo Roberto Brasileiro, que abordará a confessionalidade como a "lamparina" que ilumina o caminho na educação básica Mackenzie.

Serão discutidas as temáticas sobre o perfil geracional – da criança ao adulto – com ênfase na adolescência. “Tudo pensado para nosso público mackenzista que atende crianças, adolescentes e adultos em nossos Colégios de ensino infantil ao técnico e AEJA, com pedagogia e andragogia”, afirma Braz.

Como a professora pontua, entre as discussões seguintes se destacam a palestra sobre Perfil Geracional e Implicações para a Gestão da Sala de Aula, ministrada pelo professor Gabriel Neres, e a apresentação do professor Luis Octávio sobre Inteligência Artificial na Educação. Para fechar o primeiro dia, Elisa Leão, psicóloga e professora, trabalhará o tema Adolescência: Tempo de Paixões e Desafios.

Gestão

Já no dia 5 de setembro será abordado o eixo Gestão Econômica e Financeira em Ambientes Educacionais. A temática, introduzida pelo diretor da Educação do IPM, José Paulo, refletirá intensa produção intelectual e gerencial pela participação da alta gestão mackenzista, com o olhar estratégico para todo o trabalho em pleno desenvolvimento.

Os membros do Conselho Deliberativo (CD) do IPM, Nehemias Curvelo Pereira e Marcelo Barreto, abordarão a Gestão de Qualidade: Implementação de Práticas de Melhoria Contínua e Garantia da Qualidade dos Serviços Educacionais Mackenzie, com o diretor de Educação do IPM, José Paulo, moderando a plenária. Além disso, podcasts com especialistas tratarão de tópicos como “Planejamento Financeiro Escolar”, com o diretor José Paulo; “Alocação Eficiente de Recursos” com o tema sobre “Captação de Recursos”, com o membro do CD, Rui Otávio; “Controle de Despesas”, com o diretor de Finanças do IPM, Denys Cornélio Rosa.

De acordo com a superintendente Márcia Braz, que vai moderar esse trecho, as apresentações vão “oferecer um panorama sobre os desafios e soluções para a sustentabilidade econômica nas escolas com um olhar atual e voltado para o planejamento mackenzista”, assinala ela.

Na parte da tarde do segundo dia, as temáticas trazidas pela professora Sueli Almeida, consultora de Gestão Escolar, abordam o escopo da Cultura Organizacional e Desenvolvimento Profissional, com o superintendente de Gestão de Pessoas, Suprimentos e Serviços do IPM, Tony Carneiro; e com os membros do CD do IPM, Paulo César Diniz de Araújo e Renato Laranjo. Contando com moderação do gerente de Suprimentos do IPM, Guilherme Kosmann.

Para finalizar, os membros do CD, Antônio César e reverendo Juarez Marcondes Filho, tratarão dos Fundamentos da Gestão de Conflitos e Desenvolvimento de Habilidades de Comunicação.

Liderança e equilíbrio

O terceiro e último dia, 6 de setembro, trará os Aspectos Práticos da Liderança Espiritual na Gestão Escolar. A abertura contará com a palestra do presidente do CD do Mackenzie, Reverendo Cid Caldas; seguida da plenária Como gerenciar uma Unidade Educacional Cristã na Atualidade?, dirigida pelo chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro.

A plenária Lições para líderes educacionais – como autogestão potencializa o equilíbrio em meio às demandas e desafios do ambiente escolar? encerrará o conteúdo do dia, e terá as apresentações do chanceler do Mackenzie e do membro do Conselho Deliberativo mackenzista, Adilson Vieira.

Para Braz, “o encerramento do encontro trará uma abordagem prática, explorando a liderança espiritual e a autogestão como pilares para a administração eficaz de uma unidade educacional cristã”, completa.

Todos os dias contarão com apresentações, ora culturais, ora esportivas, realizadas por equipes de estudantes dos Colégios Mackenzie. Mesmo sendo um evento interno, é esperado um público de mais de 130 pessoas. “A cerimônia de encerramento contará com uma participação especial da equipe de saltos ornamentais do CPM Brasília, proporcionando um espetáculo visual e simbólico que celebra o equilíbrio e a harmonia necessários para o sucesso educacional”, adiciona Braz.

Além dos já mencionados, outros nomes importantes da educação mackenzista participarão do evento, contribuindo com suas expertises e vivências e moderando podcasts e plenárias, como o professor Alexandre Almeida, diretor do CPM Brasília; professor Ricardo Cassab, diretor do CPM São Paulo; professora Sandra Ferrari, assessora Pedagógica do CPM Brasília; professor Adriano Bareia, assessor Pedagógico do CPM São Paulo; e Tiara Rabaglio, coordenadora de Desenvolvimento Organizacional, e Talita Ferreira, analista de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional do IPM.

Cada palestrante trará uma perspectiva única sobre como adaptar e inovar na educação básica, assegurando que o aprendizado seja relevante e eficaz para as futuras gerações.