
15.08.2018
O objetivo deste projeto é elaborar análises e indicadores de grau de afinidade às ideias, princípios e medidas voltadas à liberdade econômica dos candidatos às eleições presidenciais de 2018 no Brasil.
A metodologia proposta parte da análise de conteúdo de reportagens dos principais veículos oficiais de comunicação do Brasil, do acervo de discursos da câmara e do senado federal e dos futuros programas de governo e falas públicas dos candidatos à presidência da república.
Com auxílio de instrumentos para análise qualitativa de dados e baseando-se nas dimensões utilizadas pelo Fraser Institute (Tamanho do Governo, Sistema Legal e Direitos de Propriedade, Credibilidade Monetária, Liberdade de Comércio Internacional e Regulação) serão elaboradas categorias de classificação das afirmações dos candidatos em termos de (i) Concordar, (ii) Discordar ou (iii) Ser inconclusivo em relação aos temas de liberdade econômica.
A partir desse passo é possível criar um indicador de modo a ordenar os candidatos entre o espectro das ideias “intervencionistas ou de livre mercado”.