O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) divulgou nesta segunda-feira, 05 de fevereiro, o número total de atendimentos prestados na instituição durante o ano de 2023. Os dados impressionam – foram ao todo 2.179.027 atendimentos nos 12 meses do ano passado.
A marca supera em 10,8% o resultado de 2022, quando foram realizados 1.965.267 atendimentos, o que representa o crescimento constante do hospital, que pretende ano após ano ampliar a quantidade de especialidades ofertadas, mantendo elevados os níveis de qualidade.
Para termos melhor ideia do volume dos indicadores, o resultado de 2023 significa uma média de mais de 181 mil atendimentos a cada mês ou então quase 6 mil atendimentos todos os dias.
Com vocação para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 91% dos pacientes atendidos na instituição são do SUS.
“Somos um hospital de ensino, uma instituição confessional, que crê em Deus. Desde que o Mackenzie assumiu a gestão do Hospital realizamos uma lista extensa de reformas e melhorias, para atender com excelência a população que mais precisa”, destaca o diretor geral do HUEM, Dr. Tiago Tormen.
Números expressivos
Em 2023 foram realizadas mais 27 mil cirurgias gerais, 96 mil atendimentos de urgência e emergência, 369 mil consultas ambulatoriais, quase 30 mil internamentos, 2,8 mil partos e cesáreas, além de 1,65 milhão de exames laboratoriais e de imagem.
No ano passado foi dada continuidade à expansão das instalações do hospital com a inauguração de novo Centro Cirúrgico Oftalmológico, novo Centro de Procedimentos Ambulatoriais, voltado à endoscopia e urologia, e a finalização da Ala de Internação para Convênios.
Além disso também aconteceu a revitalização da UTI 4, a implantação da segunda torre de evacuação, a pedido do Corpo de Bombeiros e nova área administrativa.
Atualmente, o HUEM conta com 483 leitos, dos quais 426 são destinados ao SUS, abrangendo diversas especialidades. O hospital conta com mais de 600 médicos e residentes credenciados, que ofertam 45 diferentes especialidades.
Grande parte dos leitos do HUEM são destinados à alta complexidade, com UTI adulto, UTI Neonatal, UTI pediátrica, UTI específica para pacientes queimados e ala específica para pacientes transplantados.