Maneiras de manter o ambiente de trabalho organizado

Falta de organização tende a influenciar de forma negativa na rotina profissional

16.04.202409h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Maneiras de manter o ambiente de trabalho organizado

A organização da mesa de trabalho é um elemento subestimado, mas que exerce um papel crucial no dia a dia profissional. Afinal, a maneira de organização do espaço reflete não apenas a personalidade do profissional, mas, também, como este encara suas responsabilidades.

Para quem busca ser mais produtivo, nada é tão desanimador do que trabalhar em um local bagunçado. A falta de organização tende a influenciar de forma negativa o dia a dia, gerando distrações, aumento do estresse, dificuldades na concentração, além de impactar no desempenho e na qualidade do serviço realizado. Os benefícios que um posto organizado traz são inúmeros: a organização é imprescindível na otimização e execução de tarefas, além de ser uma forma relevante de aumentar a motivação e transmitir confiança. 

Organização dos materiais 

Para que o ambiente de trabalho fique organizado, cada item precisa ter um local adequado. Uma dica é utilizar etiquetas para identificar os documentos, além de usar porta-canetas e bandejas, que ajudam na flexibilidade e na rotina, deixando o dia a dia mais prático. 

Escolher partes da mesa para diferentes finalidades, como uma área para trabalho em andamento, itens pessoais e para referências rápidas também auxilia na produtividade.

Sistema de arquivamento

Para os documentos que são importantes e que necessitam ter uma cópia impressa, optar por pastas, gavetas ou prateleiras para armazenar, separando por categoria ou prioridade são boas pedidas. Esses não apenas ajudam na localização rápida de informações, bem como deixam a mesa com mais espaço. Caso queira reduzir o número de papéis impressos, uma sugestão é digitalizar os documentos e criar um sistema de gerenciamento de arquivos “na nuvem”, com ferramentas como o Microsoft OneDrive, por exemplo.

Lista de tarefas

Fazer uma lista atualizada com as tarefas que devem ser feitas e deixá-las visível na estação de trabalho, ajuda a priorizar o que deve ser feito, e evita que as tarefas importantes sejam esquecidas. Com a medida, é possível estabelecer uma rotina feliz e recompensadora. 

Alimentos na mesa

Evitar ingerir alimentos no posto de trabalho, além de promover a limpeza, impede a deteriorização dos equipamentos e desconforto aos colegas. Comer na estação de trabalho acumula germes e bactérias. Os restos de alimentos ao cair na mesa, computador, mouse e teclado acumulam microorganismos, que ao olho nu podem não ser notados, mas que causam diversas doenças. 

Limpeza

Para que o próximo dia de expediente comece com o ‘pé direito’, separar um tempo para limpar a mesa é uma excelente medida. Descartar papéis, guardar itens desnecessários como canetas e cadernos de anotações, além de lavar garrafas d’água, xícaras e copos de café, evita doenças, retrabalho e auxilia que o próximo dia seja mais alegre e frutífero.