17.04.2025
Para chegar no topo, representar o país na maior competição esportiva do planeta e conquistar medalha de ouro, é necessário pagar um preço muito alto. Na última segunda-feira, 14 de abril, o treinador da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, participou da abertura do IntegrAlpha, competição esportiva realizada pelo campus Alphaville da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Antes de iniciar sua palestra, Zé Roberto destacou a ligação que possui com o Mackenzie: suas filhas são antigas mackenzistas. “Para mim, é uma honra estar aqui no Mackenzie. Eu optei por matricular minhas filhas no Mackenzie, elas estudaram a vida inteira aqui. As duas se formaram aqui, então eu tenho um carinho muito grande por essa escola, por essa Universidade que tem um nome muito importante na história de São Paulo e do Brasil”, ressaltou.
Para alunos e professores da UPM, o treinador contou um pouco de sua trajetória no esporte. Antes de se empolgar com o vôlei, ele se interessou por futebol - a família era toda de boleiros -, e só passou a praticar o esporte no qual conquistaria o mundo, por conta de uma namorada na adolescência. Após iniciar no vôlei, ele se apaixonou pela modalidade e decidiu que queria ser um atleta do voleibol.
Após se destacar nas categorias de base e chegar à equipes profissionais, Zé Roberto colocou como missão da sua carreira chegar à seleção brasileira de vôlei e, para isso, passou a se dedicar como nunca aos treinamentos. “Talvez eu tenha sido um dos jogadores que mais treinou pra representar a seleção do meu país”, comentou. Ele destacou que, para conseguir melhorar em alguns fundamentos do vôlei, praticava outras modalidades, como capoeira, judô e até mesmo ballet.
Desde sua primeira convocação para a seleção masculina, Zé Roberto colecionou diversas conquistas com a camisa brasileira. No total, ele representou o país em nove edições de Jogos Olímpicos, uma como jogador e oito como técnico, tanto da seleção masculina, quanto da feminina.
Zé Roberto pode ser considerado o treinador mais vencedor do vôlei mundial. A primeira medalha de ouro olímpica da seleção masculina, em Barcelona 1992, contou com a liderança dele. Já na seleção feminina, ele coleciona conquistas nos Jogos Olímpicos, com dois ouros - Pequim 2008 e Londres 2012 -, uma prata - em Tóquio 2020 - e um bronze - Paris 2024.
Ao longo de sua palestra, o treinador ressaltou a importância da dedicação para se alcançar metas consideradas ambiciosas. “Todo mundo quer ser campeão, mas vejo que pouca gente quer pagar preço de ser campeão. O que tem por trás disso, em termos de preparação, de mentalidade, é bem difícil”, disse.
“Não é um preço financeiro. É deixar de lado as coisas que você mais gosta na vida, para realizar o seu sonho”, afirmou Zé Roberto, ao destacar que dedicação e abdicação podem ser investidas em qualquer âmbito da vida: o importante é você se empenhar em alcançar os seus sonhos.
Além da dedicação e empenho, Zé Roberto também apontou a importância de se estar sempre com mentalidade de vitorioso. Como exemplo, ele mencionou que a medalha de ouro de Londres, em 2012, foi uma das mais difíceis, pois a seleção demorou muito a perceber que o título conquistado quatro anos antes não garantiria uma nova medalha.
“Sucesso do passado não garante o sucesso do futuro. Você precisa escrever uma história nova todo dia”, enfatizou.
Zé Roberto também abordou a importância do trabalho em equipe para conquistas importantes. “Quem faz a diferença são as pessoas. Não uma única pessoa, mas um time. Não é o técnico que é o diferencial, é o trabalho de toda comissão médica”, disse.
O IntegrAlpha proporciona aos alunos da UPM campus Alphaville uma experiência de integração e aprendizado por meio do esporte e da cultura. Ao longo da última semana, os estudantes participaram de competições esportivas e de oficinas artísticas, como música, fotografia, postura, astronomia, café, filmes, xadrez e RPG. As disputas ocorreram no futebol de campo, queimada, basquete, lutas, futsal, truco, e-sports e vôlei.
O pró-reitor de graduação da UPM, Marcos Nepomuceno, destacou a importância do Mackenzie receber um convidado com a relevância do atual técnico da seleção brasileira de vôlei. “Nós, no Mackenzie, temos uma tradição com o esporte e um compromisso com as pessoas, em fazer da forma correta. Existe muita sintonia com a forma com que ele lidera e com os resultados que ele consegue”, apontou.
O coordenador geral do campus Alphaville da UPM, Anaor Donizette Carneiro, também ressaltou a importância de Zé Roberto para a abertura de uma semana de integração. “É uma referência, não só dentro da quadra, como fora também. Ele preconiza valores, princípios e valores que estão muito alinhados à nossa confessionalidade. Então, para nós, isso é muito importante e significativo, num momento como esse, de integração na área esportiva, na área social”, disse.