O estágio representa a oportunidade de exercer atividades práticas, visando ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional.
No curso de Tecnologia em Gastronomia, o estágio é desenvolvido como atividade opcional, não obrigatória, acrescida à carga horária regular.
Os alunos são estimulados a realizarem estágios em diferentes empreendimentos gastronômicos, bem como em áreas correlatas que abrangem a gastronomia, a fim de que possam aprimorar os seus conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes aspectos deste universo.
Solicitações para estágios não-obrigatórios/remunerados e convênios deverão ser feitas obrigatoriamente pela plataforma Mackenzie Carreiras.
Abaixo você encontrará vídeos tutoriais para facilitar o acesso e entendimento da plataforma Mackenzie Carreiras.
As “Atividades Complementares” do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) têm por objetivo aprimorar a formação integral dos alunos dos Cursos de Ciências Biológicas, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição e Psicologia.
A integração do conhecimento teórico à prática tem se constituído em um dos diferenciais que os cursos do CCBS vêm desenvolvendo e tem contribuído para o melhor entendimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
As atividades extraclasses vêm se mostrando cada vez mais relevantes na formação profissional e científica dos alunos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, carreira universitária e aquisição de experiências não contempladas pelas disciplinas curriculares.
Os projetos de extensão são uma forma de criar oportunidades de interação entre docentes, discentes e a comunidade em geral.
Tem como objetivo envolver docentes e discentes do Curso de Tecnologia em Gastronomia na realização de atividades de extensão universitária, contribuindo para a formação de excelência acadêmica e para o aperfeiçoamento da cidadania, visando, dentre outros resultados, estimular a elaboração de programas e/ou projetos de extensão; organizar eventos e cursos de interesse para a comunidade; propor ações que atendam às necessidades da comunidade; incentivar a busca de temas interdisciplinares.
São, ainda, realizadas ações para desenvolvimento de atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade, que incluam a compreensão dos determinantes sociais, culturais, econômicos, comportamentais, ambientais e legais do exercício profissional do Tecnólogo em Gastronomia.
O Programa Institucional de Iniciação Científica se destina a complementar o ensino de graduação, oferecendo aos estudantes a oportunidade de participar de atividades práticas e teóricas, no ambiente de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador.
No Curso de Tecnologia em Gastronomia, há estímulo incessante, por parte dos docentes, para que os alunos do Curso estejam aptos a desenvolver atividades de pesquisas cientificas e tecnológicas para o aprofundamento do próprio conhecimento e da área de atuação, contribuindo, dessa forma, para o seu enriquecimento pessoal e profissional, além de colaborar para o desenvolvimento científico e tecnológico do campo de conhecimento da gastronomia no cenário regional e nacional.