A palavra acolhimento vem do latim acolligere, significa receber, levar em consideração o próximo. O conceito torna-se o ponto de partida do processo educacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo, como uma forma de buscar o desenvolvimento de competências e habilidades, num ambiente em que o professor planeja cada ação a fim de proporcionar à criança o desenvolvimento da autoestima, confiança, segurança, interesse social e capacidade de cooperar e desenvolver atividades.
Como um Colégio confessional cristão, o acolhimento constitui a maneira de ser, receber nossas crianças num espaço seguro, repleto de carinho. Neste cenário, respeito à infância é uma das prioridades.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da unidade São Paulo do CPM, Daniela Tarjino, o acolhimento deve ser respeitado, motivado e desafiado, a fim de que as habilidades das crianças sejam valorizadas e desenvolvidas para honra e glória de Deus. “O acolhimento é parte da concepção de infância que reconhece a criança em suas características individuais que proporcionam diferentes modos de aprender e de se desenvolver”, afirma.
Para ser realmente efetivo, o acolhimento deve estar atrelado ao processo de desenvolvimento de cada aluno, acolhendo e incluindo a todos, sem exceção, sabendo que cada aluno é capaz de desenvolver competências e habilidades.
Para a orientadora pedagógica do CPM São Paulo, Denise Brea, uma característica importante do acolhimento é a hospitalidade, o ato de abraçar as famílias e os responsáveis pelos alunos. “A escola não caminha sem a presença e participação das famílias, somos uma comunidade que é ciente de que uma educação de excelência é possível por meio do diálogo e transparência de todo processo ensino-aprendizagem”, aponta.
A união entre escola e família, portanto, fornece oportunidades preciosas de conhecimento, colaboração e intercâmbio de saberes. É função da escola acolher as crianças de modo personalizado e lidar com suas emoções, além de acolher também os familiares durante os delicados momentos de separação, de adaptação no processo de escolarização, bem como no novo ambiente e espaço escolar em que se estabelecem, com o tempo, novas relações com os colegas e com outros adultos.
“Relações positivas, em que escola, famílias e crianças são partes de igual importância, numa relação de respeito, diálogo e ajuda recíproca contribuem, efetivamente, para uma educação de excelência, e é, portanto, o caminho que escolhemos trilhar”, explica a orientadora pedagógica.
Foi atento a essa realidade e importância do acolhimento que o CPM São Paulo possui o Projeto Sentir, que acolhe e acompanha cotidiano escolar, sempre direcionado pela cosmovisão cristã, buscando contribuir com os relacionamentos interpessoais dos alunos, favorecendo a resolução de problemas e facilitando o bem-estar social e pessoal dos estudantes.
“Deus nos criou para sermos únicos e especiais com as características que Ele nos deu. Cada um de nós faz parte do seu projeto, criados para exercer um papel que somente nós podemos cumprir, sendo como Deus quer que sejamos em nossa maneira de pensar, sentir e escolher. Conhecer as características que nos tornam únicos contribui para uma melhor interação com os diferentes grupos sociais dos quais fazemos parte e para uma vida que reflete o amor de Deus em cada pensar, sentir e escolher”, conclui Denise.
Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas"
Mateus 19:14