Os alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) São Paulo tiveram a experiência de apresentar os conhecimentos que adquiriram na disciplina eletiva de nanotecnologia em seminários abertos ao público. As apresentações aconteceram no auditório do MackGraphe, campus Higienópolis, no dia 16 de junho, e contaram com a presença de pais, familiares e amigos dos mackenzistas. O objetivo do evento era entender como o conteúdo ministrado ao longo do semestre foi aprendido pelos discentes e, principalmente, como eles apresentariam a nanotecnologia com sua própria linguagem e interpretação.
“A proposta pedagógica da eletiva tinha como objetivo apresentar desde os conceitos e fundamentos básicos da nanociência, até as diferentes aplicações da nanotecnologia no dia a dia, mostrando aos discentes a construção de inovações tecnológicas a favor da sociedade e do meio ambiente”, explicou o professor e coordenador de Extensão da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Delmárcio Gomes.
A iniciativa dessa eletiva veio por meio da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DENPI) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), na pessoa do dr. Carlos Bufon, vendo a necessidade da implementação das novas diretrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio da qual a nanotecnologia entra na área do ensino de ciências interdisciplinares.
“A partir dessa movimentação da Diretoria e ação com o CPM São Paulo, nós - professores da EE e pesquisadores do Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe) - pudemos atuar em conjunto com os professores do Colégio para criar e desenvolver esse novo curso. A nova disciplina tem caráter teórico e experimental relacionado aos conceitos de nanotecnologia e o grafeno aplicado no ensino da nanociência”, afirmou a professora da EE e pesquisadora no MackGraphe, Cecília de Carvalho.
“O que está em destaque nessa eletiva para mim é essa curiosidade que os professores instigaram em nós. Acho que o principal é abrir o caminho para um mundo científico. A gente descobre que uma matéria como a nanotecnologia pode se estender para todas as áreas da ciência. E isso realmente me levou a procurar mais sobre esse método científico”, contou o mackenzista participante da eletiva, Gabriel Caetano.
Já em relação ao desenvolvimento dos trabalhos apresentados os alunos tiveram várias intervenções experimentais, além das aulas teóricas. Vale destacar que o IPM possui o principal centro de pesquisa de grafeno da América Latina, o MackGraphe, e a partir dessa sinergia entre Colégio e Universidade nasceu a parceria para promover essa ação inédita.
“O que mais me atraiu a essa eletiva foi o sonho de trabalhar na experimentação, o sonho de trabalhar na pesquisa científica e o contato que a gente pode ter com esses ambientes. Eu realmente estava imerso num ambiente que é impressionante, a tecnologia de ponta que a gente não imagina que está no nosso quarteirão.”, relatou o aluno Mário Moreira.
Assim como Mário, sua mãe, Maria Tereza, também expressou felicidade com a eletiva escolhida pelo filho: “tenho muito orgulho de perceber que na prática essa questão da interface do Colégio com a Universidade está acontecendo. Eu acredito que essa é uma das grandes forças do Mackenzie, poder colocar os alunos do colégio em contato com a graduação e pesquisa dessa maneira tão prática”.
Parceria entre Colégio e Universidade
De acordo com o professor Delmárcio, a parceria entre o CPM e a UPM significa o início de um projeto extensionista de alto impacto. “Essa inter-relação entre Universidade-Colégio-MackGraphe amplia as possibilidades de criar novas estratégias de ensino e divulgação na Educação Básica. Criar ações inovadoras, com base nas diretrizes do novo Ensino Médio, este é o ponto principal dessa parceria”, diz.
É importante lembrar que além da eletiva de nanotecnologia inaugurada neste ano, a EE possui outras parcerias com as unidades do CPM São Paulo e Tamboré, sendo as eletivas de robótica e a oficina de reciclagem que vêm sendo realizadas com Ensino Fundamental e Médio das duas unidades.
“O resultado foi incrível, deu para perceber como os objetivos desenhados para essa eletiva foram sendo contemplados a cada módulo executado”, finalizou o professor da EE.
Também estavam envolvidos na ação o professor da Escola de Engenharia e pesquisador no MackGraphe, Sergio Humberto Domingues, e o professor Isác Almeida do Colégio Mackenzie.