Hospital Mackenzie dobrou os atendimentos desde que o IPM assumiu a gestão

Assunto foi destaque na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba

17.10.202416h44 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Hospital Mackenzie dobrou os atendimentos desde que o IPM assumiu a gestão

Desde que o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) assumiu a gestão do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), em 2019, o número de atendimentos na instituição dobrou e chegou a 2,2 milhões no ano passado. O tema foi abordado pelo diretor geral do hospital, Tiago Tormen, nesta quarta-feira, 16 de outubro, na Câmara Municipal de Curitiba.

Tormen foi convidado pela vereadora Noemia Rocha para participar da Tribuna Livre - espaço dentro das sessões plenárias das quartas-feiras no qual especialistas nas mais diversas áreas prestam esclarecimentos sobre assuntos do interesse da sociedade.

Acompanhado pelo assessor de relações institucionais do HUEM, João Pedro Fruet Lupion, Tormen debateu com os vereadores os desafios do hospital, seus projetos e atuação junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos poderes públicos municipal e estadual.

“Somos o maior prestador SUS do estado do Paraná. Faço questão de agradecer o apoio desta casa de leis, tanto pela indicação de emendas parlamentares como também a articulação junto ao poder executivo. Essa colaboração é fundamental para continuarmos avançando e melhorando o atendimento à população”, frisou Tormen.

De acordo com a vereadora Noemia Rocha, o Hospital Mackenzie tem trazido soluções e contribuído com trabalhos de relevância e, por isso, é referência em saúde na cidade. Destacou também os desafios financeiros para atender mais de 90% pelo SUS e sugeriu que os vereadores façam uma emenda coletiva para auxiliar o hospital a adquirir mais equipamentos de ponta.

Números que impressionam

Durante 2023, a instituição realizou mais de 95 mil atendimentos de urgência e emergência, 27 mil cirurgias gerais, quase 3 mil partos e cesáreas, 369 mil consultas ambulatoriais, 30 mil internamentos e 1.65 milhão de exames laboratoriais e de imagem, totalizando 2.179.027 atendimentos e procedimentos.

O complexo do Hospital Mackenzie possui 27 mil m² de área construída e conta com mais de 500 leitos hospitalares. São 2.146 colaboradores, 862 médicos e 113 leitos de UTI. O prédio central possui nove pavimentos e a instituição conta ainda com um prédio exclusivo para a pediatria, anexo de pronto-socorro e seis outras sedes ambulatoriais, além da Pediatria Integrativa Ambulatorial, o Ambulatório de Oftalmologia, o Centro Médico Mackenzie, Centro de Oncologia Mackenzie, Serviço de Imagem e Apoio a Diagnóstico e os bancos de Multitecidos e de leite humano.

São 45 especialidades atendidas, desde a baixa até a alta complexidade. O HUEM é referência em gestações de risco, com mais de 80 gestantes atendidas por dia, foi o maior transplantador hepático do estado em 2023, especializado no atendimento a pacientes queimados, em neurocirurgias, oncologia e traumatologia.

Tradição em ensino

Reforçando o histórico de mais de 150 anos de atuação do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) com educação, o HUEM treina diariamente médicos residentes e especializandos. São ofertados 29 programas de residência médica e, atualmente, o hospital conta com 343 residentes e especializandos.

“Nossa missão é educar e cuidar. Ao mesmo tempo em que a nossa grande estrutura e preceptores capacitados formam novos profissionais todos os anos, estamos cuidando da população, com uma medicina humanizada, que coloca a segurança do paciente como foco principal”, enfatiza Tormen.