Um projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná, em junho deste ano, prevê a realização de treinamento em primeiros socorros para os pais de recém-nascidos em todos os hospitais e maternidades do estado. No Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), referência na área de gestação e partos de risco, não é diferente.
Desde o período, o HUEM passou a oferecer o curso de capacitação em primeiros socorros nas “Oficinas para Gestantes”. As aulas têm o intuito de garantir a segurança e o bem-estar das famílias da região, além de evitar acidentes e emergências.
Organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a iniciativa tem como objetivo promover o compromisso com a segurança e saúde da comunidade, e visa reduzir as taxas de mortalidade infantil. O curso é oferecido aos pais, mães e acompanhantes que realizam o pré-natal no Hospital. No total, já foram atendidas mais de 30 gestantes acompanhadas de seus parceiros ou familiares.
Nas aulas, a pediatra neonatologista Marina Arrais demonstra as manobras utilizadas nos bebês, e explica os procedimentos e técnicas apropriadas de forma prática e teórica, com a ajuda de um boneco hiper-realista.
“Essa capacitação ajuda os pais e acompanhantes a estarem preparados para lidar com emergências envolvendo os bebês. Sabendo o que fazer é mais fácil não entrar em desespero, o que é de extrema importância, pois, a correta execução das manobras pode salvar a vida de um recém-nascido”, afirma a médica.
Benefícios para as mães
Além do treinamento em primeiros socorros, durante as oficinas também são transmitidas informações a respeito dos diferentes tipos de parto, amamentação, direitos das mulheres, saúde emocional no pós-parto e outras. Os conteúdos são expostos por profissionais da área, que fornecem o conhecimento de forma correta e segura às famílias participantes.
Também é oferecido às futuras mamães participantes do programa, kits de enxoval com fraldas, roupas infantis adequadas para a estação do nascimento e materiais de higiene arrecadados pela equipe de voluntariado do HUEM.
Já para as colaboradoras do Hospital, uma nova estrutura voltada à amamentação foi inaugurada em maio deste ano. A Sala de Apoio à Amamentação é certificada pelo Ministério da Saúde, e proporciona um espaço adequado para realização da retirada e estocagem do leite materno.
Caso tenha interesse em participar, entre em contato com o GTH pelo e-mail gth@huemackenzie.org.br, ou ligue para o telefone (41) 3240-5125.