O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) marcou presença em uma oficina teórico-prática, realizada no dia 23 de agosto em São Paulo, com objetivo de atualizar e ampliar os conhecimentos dos profissionais da Central de Materiais e Esterilização (CME).
O evento, promovido pela empresa Steris, ofereceu uma visão abrangente das mais recentes tecnologias e práticas no reprocessamento e esterilização de materiais hospitalares, trabalho relevante para prevenir riscos de infecção e contaminação, prezando pela segurança do paciente.
Entre as melhorias implementadas no HUEM pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) está a inauguração de uma nova e moderna CME, em funcionamento desde outubro de 2021. Com equipamentos de alto padrão, a Central atende às mais rigorosas normativas internacionais. O sistema amplia o desempenho operacional no suporte cirúrgico e outras demandas hospitalares.
Avanço constante
A enfermeira Sandra Regina Galvão, colaboradora do HUEM desde 2019, representou a instituição na oficina que abordou temas como o controle da qualidade da água, a correta utilização de equipamentos de limpeza, com foco nos diferentes tipos de instrumental a serem esterilizados.
“A participação no curso foi uma oportunidade valiosa para aprimorar nosso conhecimento e garantir que nossos procedimentos estejam alinhados com as melhores práticas e tecnologias disponíveis”, destaca Sandra.
A oficina incluiu visitas na sede da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (Sobecc) e na CME do Hospital Sírio Líbanês. Sandra conheceu de perto as inovações que podem ser implantadas no HUEM na busca contínua para melhorar processos, sempre com o foco principal na segurança do paciente.