No dia 26 de julho, a Associação dos Médicos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) foi palco de uma celebração histórica: os 40 anos do Programa de Residência Médica em Urologia. O evento contou com a presença da atual equipe de médicos, preceptores, residentes e diversos profissionais que marcaram essa trajetória de quatro décadas.
Dr. Flávio Rink Filho, o primeiro residente de Urologia do HUEM em 1984, relembrou os desafios do início. “Era uma medicina raiz, havia competência, mas fazíamos as coisas da maneira que era possível, com o que tínhamos na época. Dizia-se que grandes cirurgiões eram os que faziam grandes incisões. O transplante de rim era um corte quase até a axila. Completamente diferente do que é hoje. A medicina evoluiu muito, e o Hospital também”, destacou.
Sobre a formação de novos especialistas e a importância do ensino, Rink Filho enfatizou: “Ensinar é deixar um legado, é perpetuar sua atuação. Não devemos esconder nada com receio de ser superado pelo aprendiz. Conhecimento é para ser transmitido, para que a melhor prática seja disseminada”.
Preservando a história, planejando o futuro
O evento foi organizado pelo dr. Paulo Jaworski, coordenador da Residência Médica em Urologia do HUEM e professor titular da disciplina de Urologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar).
“São 40 anos de comprometimento na formação de urologistas em nosso Hospital. Para mim, é uma oportunidade de revisitar o passado e reconhecer o legado dos residentes e preceptores que passaram por aqui. Preservar a história do serviço de urologia é uma maneira de cultivarmos também um respeito pelo que temos e planejar um futuro de excelência para formação urológica”, ressalta Jaworski.
A Importância da Urologia
A Urologia é uma especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças e condições do sistema urinário dos homens e das mulheres, além do aparelho reprodutor masculino. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino.
Em 2023, o HUEM inaugurou um novo Centro de Procedimentos Ambulatoriais, voltado à urologia, equipado com a mais moderna tecnologia para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital também conta com uma ala exclusiva para pacientes transplantados, com estrutura pensada para atender a complexidade que esses pacientes demandam, incluindo leitos de isolamento e cuidados de semi-intensiva.
Compromisso com a Excelência
A comemoração dos 40 anos da Residência em Urologia do HUEM vai além de um momento de celebração, representa também o legado construído e os desafios futuros.
Para o diretor geral do HUEM, dr. Tiago Tormen, o programa de residência médica do Hospital simboliza a missão do Instituto Presibiteriano Mackenzie (IPM). “Educar e cuidar. A junção desses dois verbos está manifestada em nossa residência médica, onde nós educamos cuidando. Ao mesmo tempo que formamos profissionais de excelência, atendemos às necessidades da população, sobretudo daqueles mais vulneráveis”, salienta Tormen.