“Hoje será uma surpresa para todo mundo”, disse Marcia Basile, da empresa MBee, antes do III Concurso Chef Mackenzie começar. Na noite de sexta-feira, 18 de maio, foi realizada uma competição à la MasterChef Brasil com os estudantes de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Os diversos jurados convidados estavam presentes na cozinha experimental do prédio 38, no campus Higienópolis. A proposta era de que os grupos - divididos nas categorias “entrada”, “prato principal” e “sobremesa” - elaborassem uma receita que tivesse, obrigatoriamente, o mel como ingrediente principal. A ideia surgiu graças à parceria com a empresa de mel MBee, que disponibilizou seus produtos para a competição. Entretanto, o maior desafio foi a modalidade “black box”, ou seja, os alunos só descobriram os ingredientes a serem usados na hora do concurso.
Para Marcia, que também foi uma das juradas, a melhor forma de aumentar o consumo de mel no Brasil é colocá-lo na gastronomia em todas as refeições, não só no café da manhã. Para isso, a empresa investe nos futuros chefs de cozinha. “Achamos que, por meio dos alunos, conseguiremos introduzir esse produto como condimento, explicar as funções e características principais do mel”, afirma.
“Estou curiosa”, disse a cozinheira Gilda Bley, ex-participante do programa Hell’s Kitchen Brasil e apresentadora do programa Em Casa da TViG. Também jurada da noite, foi sua primeira vez no Mackenzie. “Quero ver muita coisa diferente, ver essas cabecinhas trabalhando, a criatividade super aflorada para o que eles vão aprontar aí”, conta. Ela mesma também tem experiência com o ingrediente principal: “Eu adoro trabalhar com mel, dá para trabalhar de diversas forma: entrada, prato principal e sobremesa... É só usar a criatividade!”.
A aluna Andressa Taveiros estava no grupo que conquistou o primeiro lugar na categoria Prato Principal. Ela conta que, à princípio, estavam todos bem nervosos e conversaram por cerca de 20 minutos até decidirem o que fazer. “Na nossa caixa havia cinco ingredientes obrigatórios e a junção deles nos confundiu um pouco, mas não impediu que fizéssemos um prato muito bom no final”, conta. Para ela, trabalhar com mel em um prato salgado foi desafiador. “Mas vimos que o mel era mais ácido, então deu certo na nossa combinação”. O resultado foi a conquista do primeiro lugar. “Mais uma vitória. Sempre para frente agora, provando ser capaz cada vez mais”.
Saiba quem foram os vencedores do concurso:
Entrada
Vinicius Machado Maniezzo
Matheus Elias Monteiro Santos
Ricardo Chagas Girardo
Prato Principal
Gesie Castro Lima
Clovis Sanchez
Juliana Vieira Da Silva
Andressa Carolina Taveiros Alves
Pamela Danielle Meira
Sobremesa
Guilherme Gozi
Fabio Muller Gradim Moron Rodrigues
Rafael Henrique Da Silva Mendes
Conheça o curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidades Presbiteriana Mackenzie neste link.