Na próxima sexta-feira, dia 04 de outubro, a partir das 8h30, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) lança o Mackenzie Integridade (Centro de Estudos Avançados de Políticas Integridade e Políticas Públicas). O evento inaugural acontece no campus Higienópolis (Rua Itambé, 143 - Higienópolis) do Mackenzie e contará com a presença de renomadas autoridades públicas que farão palestras ao longo de todo o dia. Este é o primeiro centro de estudos e pesquisas dos temas no país e o evento será aberto a mackenzistas e público externo, com necessidade de inscrição.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será um dos palestrantes do dia, com a apresentação sobre “O Supremo Tribunal Federal e o avanço nas questões de integridade na Administração Pública”, às 17h30, no auditório MackGraphe, na Conferência Magna que fecha o evento.
O Mackenzie Integridade é um centro de estudos avançados sobre Políticas de Integridade e Políticas Públicas que afetam tanto o exercício da Administração Pública quanto as ações do Setor Privado, da Academia e da Sociedade e objetiva contribuir com estudos, pesquisas, debates e apresentação de propostas para o combate eficaz à fraude, à corrupção, aos abusos e aos desperdícios que afetam os setores público e privado, prejudicando a sociedade e as futuras gerações.
Segundo o diretor do Mackenzie Integridade, Antonio Carlos Rodrigues do Amaral, o Centro objetiva desbravar um enorme campo de estudos avançados, do direito à economia, da administração à engenharia, transversalmente a diversos campos do saber, considerando a indispensável perspectiva ética nas atividades governamentais, empresariais e sociais.
“É uma iniciativa pioneira no Brasil, que une a produção do conhecimento científico com absoluto rigor técnico às questões morais subjacentes às complexas relações humanas. Visa ser um centro de referência e de excelência global nas pesquisas e debates sobre as políticas de integridade e atuará na formulação de políticas públicas em geral", destaca Amaral.
Ainda segundo ele, além dos estudos acadêmicos, será um polo produtor de conhecimento e de disseminação da cultura ética e do aprimoramento das questões técnicas de diversos desafios enfrentados por governos e empresas, no âmbito doméstico e em suas relações internacionais. "Também elaborará estudos para entidades governamentais e para o setor privado, projetos de lei e pareceres técnicos multidisciplinares”, ressalta.
Programação
Na ocasião estarão presentes, além do ministro do STF, o ministro de Estado da Controladoria Geral da União, Wagner de Campos Rosário; o membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, professor Milton Ribeiro; o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Smanio Antonio; o diretor do Mackenzie Integridade, Antonio Carlos Rodrigues do Amaral; o senador Roberto Rocha, relator da reforma tributária no Senado Federal; o senador e presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal, Nelson Trad Filho; a Secretária Nacional da Família, Angela Gandra Martins, dentre outros.
Após o encerramento da sessão da tarde, haverá o lançamento de livro: “Lei Anticorrupção – Sanções na Defesa da Concorrência”, do professor Fabiano Petean, no terraço do Auditório MackGraphe.
A programação completa está disponível no endereço Mackenzie Integridade e as inscrições devem ser realizadas neste link.
Serviço
Evento inaugural: Mackenzie Integridade - Centro de Estudos Avançados de Políticas Integridade e Políticas Públicas
Data: 04 de outubro
Horários: das 8h30 às 12h – Auditório Ruy Barbosa
das 14h às 18h30 – Auditório MackGraphe
Endereço: Rua Itambé, 143 – Higienópolis – São Paulo