O recredenciamento no Programa é uma ação institucional, definida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, da qual estabelece os critérios e a forma de composição da comissão que fica responsável por todo o processo.
Desde 2017, trata-se de uma ação realizada anualmente, sempre ao final de cada ano e tem como propósito principal apresentar indicadores de desempenho que avaliam o Programa prioritariamente nos quesitos da qualidade da pesquisa e da formação qualificada. É necessário haver envolvimento também em ações da Graduação com atividades de docência e orientação (TCC - Trabalho de Conclusão de Curso e IC - Iniciação Científica).
Neste sentido, o recredenciamento leva em conta basicamente: produção qualificada, formação e orientação. E como período de análise se considera uma janela temporal deslizante de 3 anos (ano vigente e dois anteriores).
Idealmente, deseja-se que a cada ano o docente permanente titule um aluno (mestrado ou doutorado), tenha uma produção qualificada na área e de preferência com o discente, oriente um aluno da graduação, lecione pelo menos uma disciplina na Graduação e Pós-Graduação e participe de um projeto de pesquisa (como líder ou colaborador).
O recredenciamento é uma forma de apresentar aos docentes (permanentes e colaboradores) indicadores que cada um possa gerir sua forma de participação e atuação no programa, tornando um instrumento para autoavaliação e auto planejamento que seja conveniente ao Programa no processo de avaliação quadrienal.