Laboratório de Matemática

LEM - FCI

O papel da Nutrição no tratamento de paciente com câncer

O papel da Nutrição no tratamento de paciente com câncer

Compartilhe nas Redes Sociais

30.08.2023 - EM Saúde e Bem-Estar

Coordenação

"Aula inaugural teve a participação de especialista em oncologia"

O curso de Nutrição, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou na quarta-feira, 30 de agosto, a Aula Inaugural com o tema Desvendando a Nutrição Oncológica: Uma Jornada de Cuidado e Transformação Profissional, ministrada pela nutricionista e especialista em oncologia, Simone Kikuchi.

“A nutrição tem uma ligação direta com a performance do paciente no tratamento, então quando o diagnóstico de câncer é dado, o paciente já deve passar com o nutricionista. Uma vez que a gente consegue fazer a avaliação precocemente, é possível conduzir melhor esse paciente, independentemente do tratamento que ele vá fazer”, disse a especialista.

O resultado observado é que, quanto mais nutrido o paciente estiver ou quanto menos massa muscular ele perder, melhor é a resposta ao tratamento e, consequentemente, maior é a qualidade de vida do paciente.

Para Kikuchi, o principal desafio enfrentado é a má informação que chega aos pacientes, principalmente os oncológicos. “Eles chegam com diversos mitos, orientações errôneas, restrições desnecessárias, que o nutricionista tem que quebrar item a item para o paciente seguir uma alimentação que vá ter benefícios, baseada em evidências”.

Por fim, para atuar na especialização, segundo a nutricionista, é necessário atualização contínua, a partir de residências em nutrição oncológica ou cursos de pós-graduação, porém o importante é perder o medo, ter bons mentores e trazer amor na atuação.

A professora Ana Paula Bazanelli explicou que área de nutrição clínica voltada para a oncologia é de grande interesse. “O câncer é considerado um problema de saúde pública. Aprender a cuidar das pessoas e a importância do nutricionista no tratamento de pacientes oncológicos é o que trazemos para os nossos alunos”.

Segundo Bazanelli, a aula inaugural é um momento pensado para recepcionar os calouros, com a participação dos estudantes dos demais semestres, pois “tem o papel, não só conteudista, mas também de mostrar a trajetória de carreira para se tornar referência nessa área de atuação”.