Enquanto o mundo ainda tenta entender as plataformas, elas já estão em transformação. Na noite do dia 25 de março, o professor e empreendedor Silvio Meira foi convidado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Intercultural nas Organizações (MPCOM), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) para participar da palestra Marketing do futuro: métodos para resolver problemas em mercados de plataformas. O evento foi realizado no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, e contou com a participação da professora e empreendedora, Rosário Pompéia.
Silvio Meira defendeu que o mundo atual está em um novo processo, principalmente, no mundo dos negócios e do marketing. “Temos uma nova dinâmica no universo ao nosso redor. Temos uma nova economia, uma nova demanda para entender o mundo que passou a ser criado em cima de plataformas que habilitam comunidades que se tornam mercados”, disse.
O professor explicou que o mundo atual deve ser entendido a partir das redes e que elas são formadas de fluxos, definidos por Silvio Meira como “performances competitivas entre pessoas e negócios”. Nesse cenário, as plataformas ganham um protagonismo essencial no mundo dos negócios, não devendo ser pensadas como intermediárias, mas sim como “plataformas são fundações para conexões e interações humanas e de negócios. É importante a gente redesenhar o universo dos negócios por isso”, destacou.
O marketing, nesse contexto, leva a novas exigências para performances nos negócios. “O espaço físico é ressignificado. A comunicação se torna intercultural, a norma, portanto será a heterogeneidade, dentro da qual, precisaremos nos entender novamente. A gente tem hoje um canal de conexão para entender o mundo e temos a possibilidade de diversidade”.
Para Silvio Meira é necessário, portanto, redescobrir novas formas para se adaptar ao uso das plataformas como conexões de negócios. “Precisamos descobrir como criar novas conexões ou usar melhor as existentes; estabelecer relacionamentos entre as pessoas das comunidades que usam ou que são potenciais usuários das nossas soluções”, afirmou.
Em sua palestra, Meira utilizou diversas passagens e fundamentos já existentes em seu livro Marketing do Futuro. A obra é uma das bases teóricas utilizadas nas disciplinas do MPCOM.
Já a professora Rosário Pompéia explicou que, juntamente com Meira, criou a Teoria AEIOU, o primeiro framework para marketing em plataformas, ecossistemas e negócios digitais. “É um nome provocativo, pois queremos exatamente alfabetizar novamente o Marketing diante desse mundo”, apontou. Ela destacou ainda que se trata de uma teoria pioneira no mundo e uma inovação brasileira.
“O AEIOU vem olhar o passado, revisitar tudo o que foi feito, considerar todo o avanço, mas olhamos para o futuro e percebemos que necessitamos de novos fundamentos e novas teorias, pois saímos de um mercado industrial para um momento da teoria do conhecimento”, explicou Pompéia.
Na prática, a teoria estabelece que qualquer estratégia de Marketing precisa entender o ambiente em que está inserido o negócio. “Deixamos de lado uma ideia de que Marketing é apenas um setor que faz publicidade de produtos que muitas vezes poderiam péssimos”. A teoria considera, além da estratégia e do ambiente, as interações, operações, além de buscar unificar marketing dentro de toda a cadeia do negócio. As iniciais desses termos que dão nome à teoria criada pelos palestrantes.
Abertura institucional
Antes da palestra iniciar, o pró-reitor de Graduação da UPM, Marcos Nepomuceno, recebeu os alunos participantes do evento, ressaltando a importância do MPCOM no debate de novas ideias na Comunicação. “A universidade deve ser cada vez mais um ponto de encontro para o embate de ideias e de visões de mundo distintas, e o mundo moderno tem tido dificuldades em lidar com isso. O nosso MPCOM tem essa missão de trazer identidades e vozes distintas”, mencionou.
Já o diretor do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM, Rafael Fonseca, destacou que o programa já tem uma relevância ao trazer debates e lançar luzes sobre novas perspectivas da área. “É um mestrado novo, mas que já tem se mostrado engajado em trazer novas perspectivas dentro da comunicação e do marketing. Estamos muito felizes em ouvir novas e diferentes vozes dessa área”.
Para o professor do MPCOM, Carlos Alberto Araujo Netto, um dos organizadores do evento, ter Silvio Meira e Rosário Pompeia no Mackenzie contribui e oferece a instrumentalização de recursos do marketing nos tempos modernos. “Eles trazem um método, temas do nosso tempo, que fervilham em sala de aula e que preparam os alunos para esses novos tempos. Por isso, os nossos estudantes são tão requisitados”, finalizou.
1