Eventos

Pesquisa em Debate: conheça a história de Horace Lane

Atual presidente do IPM, reverendo Cid Caldas, palestrou sobre contribuições do presidente mais longevo 

16.04.202518h49 Tainá Fonseca, sob supervisão de Camila Lippi

Compartilhe nas Redes Sociais

Pesquisa em Debate: conheça a história de Horace Lane

Na última terça-feira, dia 15 de abril, o auditório do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebeu a edição especial do Pesquisa em Debate com foco na vida de Horace Lane, considerado o presidente da implantação.  

O evento teve como palestrante o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Pereira Caldas, e como mediadores o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, e o diretor de Administração do IPM, Eduardo Abrunhosa. 

O objetivo da edição foi mostrar para as próximas gerações a história e a identidade do Mackenzie que foi construída por personagens como Horace Lane, o presidente mais longevo que a instituição já teve e o idealizador das bases do Mackenzie. “Preservação não é somente fossilizar a memória, é tornar a memória viva para as próximas gerações, que é a ideia do Pesquisa e Debate”, apontou o chanceler Robinson Grangeiro. 

O educador norte-americano Horace Lane assumiu a direção do Instituto São Paulo, composto pela Escola Americana e pelo Protestant College em 1885, convidado por George Chamberlain, com o propósito de ampliar o Colégio e desenvolver cursos superiores. “Horace Lane teve uma contribuição muito importante na história do Mackenzie, eu chego a dizer que a história de ser mackenzista foi plantada por ele”, compartilhou o presidente do IPM, reverendo Cid Caldas.   

Além das melhorias feitas para o Instituto, Horace Lane também contribui para o crescimento de investimentos para a educação na cidade de São Paulo e aprofundou seus estudos pedagógicos partindo de duas propostas, a primeira segue uma vertente científica fazendo uma ruptura com paradigma científico positivista, e a segunda preparando o aluno para que ele consiga intervir e interferir com êxito na sociedade. “Horace Lane foi um homem visionário e que tem muito a nos ensinar ainda hoje”, disse o presidente do IPM.