Mackenzistas premiados na Hult International Business School, em São Francisco

Compartilhe nas Redes Sociais
Alunos saíram vitoriosos com melhor projeto inovador para Uber durante curso de Negócios com IA

05.08.2024 Mundo


Uma comitiva composta por três professores e 22 alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) esteve na Hult International Business School, campus de San Francisco, EUA, de 29 de julho a 02 de agosto, no San Francisco Immersion Week - AI Pitch Challenge. O encontro, realizado em parceria entre as duas universidades, levou os estudantes para um curso de curta duração dedicado a negócios com uso de inteligência Artificial (IA), com visitas a empresas de alta tecnologia, e focou no desenvolvimento de práticas de elevator pitch – técnica de apresentação ágil muito utilizada no mundo dos negócios para impulsionar insights e transformá-los em estratégias de mercado.

O destaque do evento foi para a competição de melhor projeto inovador (AI Pitch Challenge, em inglês), no qual os participantes tiveram de fazer uma pesquisa sobre uma indústria, selecionar cinco empresas do setor e indicar a mais inovadora dentre elas, bem como o produto mais inovador para os próximos dez anos.

O projeto vencedor, intitulado A safer journey for Ella (Uma jornada mais segura para ELLA, em tradução livre), escolheu a empresa Uber, propondo a criação de uma agente virtual para acompanhar mulheres durante as corridas e, assim, reduzir os casos de importunação sexual. O grupo era composto por alunos dos cursos de Economia, Administração, Psicologia, Direito e Publicidade e Propaganda.

O projeto foi reconhecido por sua originalidade e potencial impacto no mercado, com solução inovadora com o uso de IA, recebendo prêmios da instituição e uma bolsa parcial para cursar um dos cursos oferecidos pela Hult College.

"A resposta ao curso superou nossas expectativas. A criatividade e o talento demonstrados pelos participantes foram notáveis", comentou o professor Beau Giannini, da Hult International Business School. "Estamos entusiasmados em ver como essas ideias poderão contribuir para o futuro dos negócios”, comentou Claudia Portillo, profissional sênior de relações corporativas da Hult International Business School.

O grupo de estudantes foi acompanhado pelos professores do campus Higienópolis, Ana Lúcia Pinto da Silva, do curso Ciências Econômicas do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA); e Veridiana Pereira, do curso Engenharia da Produção, da Escola de Engenharia (EE). Do campus Campinas, o professor José Geraldo Romanello, do Direito, este com a comitiva.

De acordo com a professora Ana Lúcia, durante o curso, os mackenzistas participaram de aulas teóricas e práticas, com visitas a empresas, obtendo conhecimento em primeira mão de práticas de ponta e oportunidades de networking. “Foi um amplo mergulho no epicentro do espírito empreendedor e da inovação. As aulas e as visitas foram conduzidas por professores da Hult College e especialistas da indústria. Os temas abordados incluíram técnicas de análise de dados, automação de processos e a aplicação da inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente”, contou ela.

Para a docente, o evento proporcionou aprendizado prático preciso e facilitou a criação de uma rede de contatos valiosa entre os participantes, o que abre espaços para colaborações futuras em projetos relacionados à inteligência artificial. A iniciativa reforça o compromisso da UPM em oferecer experiências internacionais que ampliem os conhecimentos pessoais e profissionais dos estudantes e fortaleçam o desenvolvimento de competências interculturais e prática multidisciplinar de excelência.