Pesquisa e Inovação

Mackenzistas marcam presença na formatura da Apple Development Academy

Estudantes apresentaram projetos de aplicativos para representante da gigante do Vale do Sílicio 

17.12.202413h50 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), participantes do programa Apple Development Academy | Mackenzie, estiveram no evento de formatura organizado pela empresa de tecnologia, realizado em Campinas no começo de dezembro. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos para a representante da Apple.  
  
A vice-presidente de meio ambiente, política e iniciativas sociais da gigante do Vale do Silício, Lisa Jackson, teve a oportunidade de conhecer diversas iniciativas elaboradas por estudantes brasileiros, de cinco instituições de ensino de diferentes cidades do Brasil, incluindo a UPM.  
  
No evento em Campinas, os alunos do Mackenzie apresentaram dois projetos de aplicativos: o Murall e o Pashion. Os responsáveis pelo projeto que representaram o Mackenzie na formatura foram Gustavo Galego (Design), Lucas Zanatta (Engenharia de Produção), Júlia Luz (Sistemas de Informação) e Giovanna Bonifacio (Sistemas de Informação).  
  
“Ao longo dos dois anos são desenvolvidos diversos aplicativos utilizando uma metodologia de ensino baseada em desafios (CBL). O foco do projeto é o desenvolvimento de produtos digitais para plataformas Apple, estimulando a criatividade, inovação, desenvolvimento das soft skills e programação dentro do universo da tecnologia”, explica o professor da UPM, Joaquim Pessoa Filho, um dos mentores do Apple Development Academy | Mackenzie. 
  
O aplicativo Murall é voltado para MacOS e facilita a apresentação de conteúdos em eventos. Já o Pashion é para iPad, voltado para profissionais da moda, com foco em estudantes da área. 
  
“Todos os aplicativos desenvolvidos são dos próprios alunos, mas eles devem estar em condições de serem publicados nas lojas de aplicativo da Apple. Os alunos são avaliados pela demonstração na sua evolução, seja como designer ou desenvolvedor, mas também observamos como estão suas habilidades socioemocionais, as soft skills”, destaca o docente.  
  
O professor explica que o projeto permite aos estudantes uma visão bem ampla do processo de desenvolvimento de um aplicativo, pois o coloca para praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “No projeto, muitos dos alunos entram em contato com a tecnologia que estão trabalhando pela primeira vez. Eles experienciam todo o processo de desenvolvimento, desde a ideação até a entrega do produto e acompanhamento de métricas. Isso traz momentos desafiadores, como pesquisa de mercado, teste com usuário, desenvolvimento de protótipos e marketing”, finaliza.