Projetos de primeiros socorros e terapia do riso da FEMPAR atraem jovens em feira internacional

Ações da extensão universitária do curso de Medicina reforçam engajamento social e humanização

04.10.202415h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Share on social networks

Acadêmicos da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) apresentaram dois projetos de extensão universitária para estudantes do Ensino Médio, na Feira de Profissões realizada na International School of Curitiba, no dia 27 de setembro. Entre instituições de ensino superior nacionais e internacionais, a FEMPAR foi a única representante de escola exclusivamente de Medicina.

Segundo a professora Susana Puga Ribeiro, coordenadora de extensão universitária da FEMPAR, o evento foi uma boa oportunidade para mostrar a Faculdade para possíveis novos alunos, fortalecendo de maneira eficiente a imagem da instituição.

“Muito relevante esse engajamento dos nossos estudantes com outros possíveis futuros colegas, para que possam passar o que estão sentindo em relação ao curso. Para nós da extensão é recompensador perceber que os alunos têm orgulho da Faculdade, demonstram empolgação em apresentar os projetos”, ressalta Ribeiro.

O contato entre acadêmicos e alunos do Ensino Médio contribui para as escolhas profissionais dos jovens. Pais dos estudantes do colégio internacional também estiveram presentes e demonstraram interesse nas informações sobre a FEMPAR, inclusive com o agendamento de visitas para conhecer a estrutura do curso que obteve o conceito máximo (nota 5) na última avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Por se tratar de um colégio internacional, durante a feira todos os diálogos aconteceram em inglês, possibilitando a prática do idioma para os futuros médicos, que esclareceram aos participantes sobre a qualidade dos laboratórios e as melhorias implementadas no currículo novo do curso de Medicina.

Projetos de extensão

Foram apresentados na feira dois projetos de extensão universitária - o Operação Vagalume, que trabalha com terapia do riso e vestimentas de palhaço no ambiente hospitalar, e o projeto Reanime, que aborda o protocolo de primeiros-socorros.

A maior parte dos visitantes ficou interessada no projeto Reanime. Foram levados dois bonecos para simular manobras de primeiros-socorros, um em tamanho de bebê e outro adulto, o que atraiu ao estande da FEMPAR não só os interessados em cursar medicina, mas também jovens e pais que quiseram aprender sobre primeiros socorros.

O objetivo do projeto é informar e treinar pessoas leigas para saberem como proceder em casos de parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral e obstrução de vias aéreas. Com treinamento teórico-prático das técnicas de suporte básico de vida, uso do desfibrilador externo automático e de como acionar o serviço de emergência.

O projeto Operação Vagalume tem como objetivo levar alegria a crianças e adultos internados no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), para promover bem-estar e contribuir para melhoria nos quadros de saúde dos pacientes que estão enfrentando a cansativa rotina hospitalar.

Com oficinas de arte do palhaço, maquiagem, figurino e humanização, além de beneficiar pacientes, o trabalho visa desenvolver nos alunos participantes habilidades de interação e a capacidade de trabalho em grupo para promover uma medicina mais humanizada.

“A extensão universitária, assim como a participação em feiras com esta, contribui para ensinarmos responsabilidade social de uma forma agradável e prazerosa aos alunos. Todos os nossos projetos expressam o caráter confessional de nossa instituição e prezam pelo respeito, ética, honestidade e justiça”, salienta a coordenadora Susana.