Uma delegação mackenzista participou, entre os dias 28 de julho e 03 de agosto, da missão humanitária Amazon Vida, prestando assistência para duas comunidades ribeirinhas da Amazônia. Durante sete dias, a expedição percorreu, em um barco-hospital, a Vila do Jacaré e a Vila do Cuia - ambas às margens do rio Solimões. Foram atendidos 395 pacientes, entre crianças, adolescentes e adultos; realizados testes na água para verificação de metais pesados e micro-organismos; além de palestras educativas para professores e de saúde para população em geral.
Dentre os participantes, estavam mackenzistas e antigos mackenzistas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e do Centro de Comunicação e Letras (CCL), ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); além de estudantes de Medicina da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR, leia também).
Na missão, realizada através da Secretaria de Missões Regionais e Transculturais, coordenada pelo pastor José Eustáquio Fortunato, em parceria com a equipe do Mackenzie, os tripulantes viajaram rio acima no barco J.J. Mesquita, pertencente à Igreja Presbiteriana de Manaus, até chegar à primeira parada, na Vila do Jacaré, no município de Manacapuru. O barco é equipado com farmácia, quatro consultórios, mesa de parto e outras cirurgias, bem como todo aparato para atendimentos de emergência.
A delegação Mackenzista foi liderada por Diana Mara de Oliveira Fernandes Salazar, da Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM); pelo professor Jan Carlo Delorenzi, diretor do CCBS; pelo Dr. Luiz Antônio de Sá, da FEMPAR; e Edevanete Oliveira, da Igreja Presbiteriana de Manaus. Além dos atendimentos médicos e assistenciais no barco, foram realizadas ações de prevenção e educação, no barco e nos domicílios, bem como a coleta de água nas comunidades para realização de testes de verificação de presença de vermes e outros micro-organismos nocivos.
Além dos participantes já citados, estiveram presentes também: professora de Letras da UPM, Liliane Barros Oliveira Delorenzi; a professora de Fisioterapia, Gisela Rosa Salerno; o antigo mackenzista e fisioterapeuta, Bruno Coutinho; a estudante de Fisioterapia Ana Júlia Ramos; o professor de Psicologia, Eliseu Macedo; a antiga mackenzista e psicóloga, Giuliana Pinheiro; a estudante de Psicologia, Vitória Di Bella Soma; a professora de Biologia, Esther Ricci; e as estudantes de Biologia, Catarina Fransani, Bianca Hwangbo e Maryana Bernini.
Amazon Vida
O projeto Amazon Vida é desenvolvido pelo Serviço Estudantil de Responsabilidade Social (SER SOCIAL), um programa de intercâmbio socioeducacional que cria pontes entre a comunidade do IPM e suas mantidas e instituições sociais para o desenvolvimento de comunidades das diversas regiões brasileiras, visando a transformação social por meio de ações humanitárias.