Conheça a história dos coros mackenzistas

29.08.202310h53 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Conheça a história dos coros mackenzistas

No Mackenzie, o incentivo à cultura sempre foi prioridade. Um dos grandes destaques na história da instituição é a música coral. Desde a fundação da Escola Americana, a presença artística é uma tradição levada até hoje.

A Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) possui diversos grupos musicais, como o Coral Universitário, Coral Mackenzie e Coral Jovem Cênico Mackenzie. Além desses coros, também existe o Coral da Capela, da Chancelaria do Mackenzie, que tem por objetivo levar a mensagem do evangelho por meio de músicas sacras, além de disseminar arte e cultura.

Hoje, os coros passam desde o universitário até a terceira idade. Para os jovens, o Coro Jovem Cênico, Intermezzo e o Coro Universitário estão disponíveis após passarem pelo Laboratório Coral e pela Oficina da Voz. Já os adultos, podem cantar no Coral Mackenzie, e aqueles que já estão aposentados serão acolhidos pelos coros da UATU (Universidade Aberta do Tempo Útil).

Maestro 

Natural da cidade de Americana (SP), o maestro Parcival Módolo possui uma parceria com a instituição de mais de 30 anos.

Durante seus anos de aprendizado, ganhou uma bolsa de estudo na Alemanha para aprender mais a respeito da arte da regência, onde tornou-se regente de orquestras locais, além de terminar seu bacharelado e mestrado na área.

Dez anos depois, foi para os Estados Unidos realizar seu doutorado UCS (University of Southern California) e reger orquestras como regente convidado.

Ao voltar para o Brasil, sua trajetória no Mackenzie se inicia. Hoje, o maestro é coordenador de Arte e Cultura da Coordenadoria de CAC. “Ainda mantenho vínculo com várias orquestras internacionais, nas quais eu participo como maestro convidado”. Além dos países onde realizou seus estudos, também possui relação com orquestras da Bolívia, Cuba, México e Peru.

“Entrei no Mackenzie a convite do então presidente. Na época, ele procurava alguém que fosse responsável pelas atividades artísticas e que fosse capaz de congregar todos os que atuam na área em uma coisa só”, relembra. Na instituição, já existia uma tradição musical desde sua fundação, então seu trabalho foi unificar e fortalecer os artistas mackenzistas.

A partir de então, Parcival implementou um projeto que contava com uma série de coros graduados, partindo de grupos infantis até a terceira idade. “Fazia parte do nosso projeto ter coros especializados desde a primeira infância, regidos por pessoas especializadas que saibam como trabalhar a voz infantil”.

Como participar 

Os coros estão abertos aos colaboradores, alunos e público em geral. Para participar, basta ligar para (11) 2114-8746 e marcar uma audição. Os ensaios no campus Higienópolis acontecem no prédio 48.

Ensaios

Coral Universitário: terças-feiras e quintas-feiras, das 18h às 20h;
Coral Mackenzie: quartas-feiras, das 18h às 20h;
Coral Jovem Cênico Mackenzie: segundas-feiras e quartas-feiras, das 18h30 às 20h.