06.06.2024
Autores: Mauricio Henrique Benedetti, Nelson Roberto Furquim, Maria Thereza Rubim Camargo Soares, André Laizo Santos, Gustavo Cotta Loureiro e Tanyra de Fátima Ferreira Amaral
Resumo
A partir da perspectiva de que o empreendedorismo faz parte das alternativas para o direcionamento da carreira do indivíduo, este artigo teve como objetivo verificar a influência de um programa de pós-graduação sobre a decisão do aluno em empreender como opção de carreira. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa por meio de um estudo de caso em um curso de mestrado profissional em administração na cidade de São Paulo. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. Como principais resultados, destaca-se que infraestrutura, corpo docente, mentorias, parcerias e trocas de conhecimentos e ideias entre alunos, bem como suporte e explanação de conteúdos voltados a aspectos financeiros e análise de risco, contribuem positivamente, não somente na criação de um novo negócio, mas no estabelecimento de uma empresa mais bem estruturada e com planejamento estratégico traçado a partir de análises e metodologias consistentes.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Carreira. Novos negócios. Pós-graduação.