A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) assinou um acordo de cooperação acadêmica junto à Universidade de São Paulo (USP), por meio do Instituto de Relações Internacionais, e à Universidade George Mason. O acordo, que ocorreu no dia 22 de novembro, tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a colaboração em projetos e atividades voltados para formação, pesquisa e divulgação educacional entre as instituições.
Segundo informações divulgadas pela Escola de Segurança Multidimensional (ESEM), o acordo é um desdobramento do projeto Mercados Ilícitos e Crime Organizado nas Américas, promovido pela ESEM desde 2023.
Como parte das atividades prévias ao acordo, o professor Fabio Bechara, docente da Faculdade de Direito (FDir) da UPM e conselheiro da ESEM, proferiu a palestra PCC: A Transnational and National Security Threat? no curso Security Threats in Latin America, na Universidade George Mason.
Para o professor Bechara, “a inciativa potencializa as ações de internacionalização da pesquisa da UPM, e destaca um relevante momento das atividades acadêmicas das instituições envolvidas”, disse ele.
Nessa linha, destaca-se a cooperação e o intercâmbio acadêmico com renomados professores internacionais, como a professora Guadalupe Correa-Cabrera, especialista em estudos de fronteira, relações entre Estados Unidos e México, segurança internacional, estudos migratórios e redes ilícitas. No ano passado, a professora participou como conferencista no seminário “A Indústria do Tráfico de Pessoas e suas Redes Criminosas Internacionais”, promovido pela ESEM, e atualmente integra o Conselho da Cátedra Oswaldo Aranha da USP.