Nesta quarta-feira, 25 de setembro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), realizou a segunda comemoração dos 20 anos do curso de Farmácia da instituição. O evento aconteceu no auditório Escola Americana, no campus Higienópolis, e contou com homenagens aos antigos diretores, coordenadores, professores e funcionários do curso. Além das premiações de melhor aluno, melhor TCC, melhor grupo do workshop de medicamentos e melhor grupo do workshop de alimentos.
“Celebrações como esta, permitem-nos lembrar de memórias, que até nos fazem sorrir. Mas sobretudo, permite-nos lembrar de pessoas, igualmente nobres, que com dedicação e paixão fizeram este curso ser o que é hoje”, destacou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida, que na ocasião estava representando o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
Para o diretor do CCBS, Jan Carlo Delorenzi, esse evento envolve muita emoção, sendo uma comemoração solene e alegre, preparada não apenas pelo corpo docente do curso, mas, também, pelo envolvimento do corpo técnico administrativo e o corpo discente. “O nosso curso de Farmácia chega aos seus 20 anos, comprometido não apenas com a formação de farmacêuticos tecnicamente competentes, mas fornecendo à sociedade profissionais capazes de serem partícipes na escrita da história da farmácia no século 21”, realçou.
“É uma grande alegria e uma grande honra estarem vendo todos vocês aqui. E eu espero que essa noite seja tão significativa para vocês, participantes, quanto para nós. A alegria transborda. Sejam todos muito bem-vindos”, disse a coordenadora do curso de Farmácia, Amouni Mourad.
O capelão universitário, reverendo Bruno Borges, que na ocasião estava representando o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro, destacou a importância dos graduandos do curso de Farmácia. “Farmacêuticos e atuantes da área, têm mais do que uma profissão, é uma vocação para o cuidado do próximo, oferecendo alívio para o sofrimento físico e emocional das pessoas, buscando o bem-estar delas, reconhecendo o valor do que é feito na promoção da vida e da saúde de todas as pessoas”.
“Escolhemos este dia, 25 de setembro, também, para comemorar uma data importante, que é o Dia Internacional do Farmacêutico. Então, comemorar com a comunidade acadêmica, antigos alunos, antigos professores, professores atuais, alunos do momento, é muito importante para a gente relembrar histórias e falar de tudo conseguimos de bom, tanto na universidade quanto na sociedade”, o professor à frente da comissão organizadora do evento, Marcelo Guimarães
Também estiveram presentes no evento: a diretora vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Luciana Canetto; presidente do Sindicato Farmacêutico de São Paulo, Renata Gonçalves Pereira; a coordenadora de assistência farmacêutica do estado de São Paulo, Ana Cristina Lo Prete; além dos coordenadores e professores.