Compartilhe nas Redes Sociais

METODOLOGIA

Todos osmódulostêm um componenteprático e interativo, com atividadesexperienciais que demonstramosconceitos e aplicações;

O programapermitedesenvolverumavisãomaisestratégica e integrada da liderança, empreendedorismo e inovação no negócio e naatividade;

Ao longo dos módulos, osparticipantesserãolevadosnumaviagemonde o objetivo é sedimentarumamelhorvisão de negócio no sentido de fazer face aosdesafiosespecíficos do setor e da realidade da empresa (oumultissectorialcaso se venhaaoptarporparticipantes de múltiplasempresas);

Osparticipantesirãoadquirirconhecimentos e ferramentas práticas que facilmentepermitamaplicação no dia a dia;

Todososparticipantesserãoestimuladosaaplicar boas práticas de modo a que sejamaisorgânicaaidentificação de oportunidades e a promoção do desenvolvimento das mesmas, bemcomo o desenvolvimentopessoal e profissional.

 

BENEFÍCIOS PARA A SUA EMPRESA

• Melhoria no Planejamento e Tomada de Decisão Estratégica.

• Eficiência Operacional e Alocação de Recursos.

• Fomento à Inovação e Adaptação às Necessidades do Mercado.

• Otimização da Experiência do Cliente e Relacionamento.

• Desenvolvimento de uma Cultura Organizacional Positiva.

• Capacitação de Líderes e Fortalecimento da Liderança.

• Gestão Eficiente de Riscos e Prevenção de Perdas.

• Diferenciação Competitiva no Mercado.

• Desenvolvimento e Capacitação Contínua dos Colaboradores.

• Práticas Sustentáveis e Responsabilidade Social Corporativa.

Inovação em Modelos de Negócios

  • Definição de Modelo de Negócios.
  • O quadro de modelos de negócios (Canvas).
  • Modelos de Negócios 
  • Desagregados.
  • Plataformas Multilaterais.
  • Modelos de Negócios Abertos.
  • Insight de Clientes.
  • Ideação. 
  • Pensamento Visual.
  • Protótipo.
  • Ambiente de Modelo de Negócios.
  • Avaliando Modelos de Negócios. 
  • Estratégias de Negócios Inovadores.
  • Gerenciamento de Múltiplos Modelos de Negócios.
  • Processo de Construção do Modelo de Negócios.

Gestão de Equipes de Alta - Perfomance

  • Contextualização dos novos contextos organizacionais.
  • A importância da liderança no trabalho de equipes.
  • Abordagens teóricas sobre estilos de liderança.
  • Perfil do Líder.
  • A importância do estilo gerencial na promoção da motivação do empregado e da inovação do trabalho.

Fidelização de Clientes

  • Princípios de marketing de relacionamento.
  • Maximização do valor do cliente ao longo do tempo.
  • Gestão do relacionamento com o cliente como diferencial competitivo.
  • Políticas de captação, retenção e fidelização de clientes.
  • Gestão de ferramentas de relacionamento com clientes.

Business Analytics e Inteligência Artificial 

  • Conceito de BI.
  • Ferramentas de BI.
  • Estudo de técnicas de Inteligência Artificial e Machine Learning.
  • Abordagem sobre a centralidade em IA, utilização de análise de dados para a melhoria da experiência do cliente  e considerações éticas e regulatórias.

Negociação e Gestão de Conflitos

  • Processos de comunicação interpessoal e grupal.
  • Tipos de público.
  • Negociação: definições e práticas.
  • Etapas do processo de negociação, instrumentos e requisitos.
  • Limites e margens de manobra dos atores e comunicação e informação no processo de negociação.

 

Design Thinking

  • Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Usuário.
  • Utilização de ferramentas do Design Thinking.
  • Design Thinking para a inovação em diferentes segmentos.
  • Painel colaborativo.

Gestão de Projetos

  • Definição de Projeto.
  • Evolução da Gerência de Projetos.
  • Estrutura Analítica de Projetos. 
  • Cronogramas Físico e Financeiro.
  • Alocação de recursos humanos e financeiros.
  • Controle do Projeto. 
  • Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos.
  • Metodologias ágeis de gestão de Projetos.

Gestão de Riscos

  • Conceito de risco. 
  • Componentes do Risco.
  • Critérios de Risco.
  • Processos da gestão de riscos: planejamento, definição do contexto, análise e avaliação dos riscos, tratamento, aceitação, comunicação, monitoramento e análise crítica.
  • Modelos qualitativos para gestão de riscos.
  • Avaliação de riscos.

Empreendedorismo

  • Empreendedorismo: Conceito, Características e Perfil do Empreendedor.
  • Criatividade no Contexto Organizacional.
  • Empreendedorismo e intraempreendedorismo como competências contemporâneas.
  • Definições de criatividade.
  • Interrelação entre os conceitos de criatividade, empreendedorismo e inovação.
  • Fatores do indivíduo e do ambiente que influenciam a criatividade nas organizações.
  • Criatividade em equipes de trabalho.
  • Criatividade e complexidade.

Economia Aplicada e ESG

  • Reflexão sobre a evolução das ideias econômicas.
  • Estudo dos agentes econômicos.
  • Debate sobre a Economia de Mercado.
  • Discussão sobre a participação do Estado na Economia: política fiscal e regulação econômica.
  • Conceito de ESG.
  • ESG como diferencial competitivo.

Projeto desenvolvido em grupo para solução de um problema da organização utilizando as ferramentas desenvolvidas no curso.

Módulo 1: Liderança Servidora e Comprometida

  • Como criar cultura de Locus de Controlo Interno, accountability e auto-responsabilização?
  • Como dizer “não” ou anunciar decisão impopular?
  • Como conseguir mais tempo para pensar antes de agir?
  • Como envolver/motivar para objetivos desafiantes?
  • Como assumir erros e liderar pelo exemplo para permitir que ninguém se esconda e possa ser corajoso e autêntico?
  • Como dar um “Chá” (repreensão construtiva)?
  • Como conduzir uma conversa de desempenho e desenvolvimento com conteúdo e output útil?
  • Como influenciar a liderança e ser um “bom colaborador”?
  • Como gerir prioridades, emails e reuniões mais eficazmente? Como gerir conflitos?
  • Como rebentar com “silos” e trabalhar colaborativamente? 

 

Módulo 2: Comunicação Pessoal na Gestão

  • Neurocomunicação – intenção vs impacto: o cérebro como aliado na comunicação.
  • Gestão das emoções - ferramentas para manter escuta ativa e estado desejado.
  • Congruência e autenticidade: a influência da comunicação não verbal.
  • O líder cocriador - Conversas Transformacionais.
  • Gerar e manter relações de confiança em ambiente atual: teletrabalho/online/híbrido.


Módulo 3: Empreendedorismo

  • Pensamento empreendedor e identificação de oportunidades.
  • Toolkit do empreendedor.
  • Methodologia Lean Business Model.
  • Minimum Viable Product (MVP).

 

Módulo 4: Inovação

  • Compreender as forças motrizes associadas a diversos tipos de inovação. 
  • Fases e ferramentas práticas ao longo do processo de inovação.
  • Desenvolver estratégias para promover uma cultura de criatividade e inovação.
Contatos

E-mail: mackenziesolucoes@mackenzie.br
Telefone: (11) 2114-8704