METODOLOGIA
• Todos osmódulostêm um componenteprático e interativo, com atividadesexperienciais que demonstramosconceitos e aplicações;
• O programapermitedesenvolverumavisãomaisestratégica e integrada da liderança, empreendedorismo e inovação no negócio e naatividade;
• Ao longo dos módulos, osparticipantesserãolevadosnumaviagemonde o objetivo é sedimentarumamelhorvisão de negócio no sentido de fazer face aosdesafiosespecíficos do setor e da realidade da empresa (oumultissectorialcaso se venhaaoptarporparticipantes de múltiplasempresas);
• Osparticipantesirãoadquirirconhecimentos e ferramentas práticas que facilmentepermitamaplicação no dia a dia;
• Todososparticipantesserãoestimuladosaaplicar boas práticas de modo a que sejamaisorgânicaaidentificação de oportunidades e a promoção do desenvolvimento das mesmas, bemcomo o desenvolvimentopessoal e profissional.
BENEFÍCIOS PARA A SUA EMPRESA
• Melhoria no Planejamento e Tomada de Decisão Estratégica.
• Eficiência Operacional e Alocação de Recursos.
• Fomento à Inovação e Adaptação às Necessidades do Mercado.
• Otimização da Experiência do Cliente e Relacionamento.
• Desenvolvimento de uma Cultura Organizacional Positiva.
• Capacitação de Líderes e Fortalecimento da Liderança.
• Gestão Eficiente de Riscos e Prevenção de Perdas.
• Diferenciação Competitiva no Mercado.
• Desenvolvimento e Capacitação Contínua dos Colaboradores.
• Práticas Sustentáveis e Responsabilidade Social Corporativa.
Inovação em Modelos de Negócios
- Definição de Modelo de Negócios.
- O quadro de modelos de negócios (Canvas).
- Modelos de Negócios
- Desagregados.
- Plataformas Multilaterais.
- Modelos de Negócios Abertos.
- Insight de Clientes.
- Ideação.
- Pensamento Visual.
- Protótipo.
- Ambiente de Modelo de Negócios.
- Avaliando Modelos de Negócios.
- Estratégias de Negócios Inovadores.
- Gerenciamento de Múltiplos Modelos de Negócios.
- Processo de Construção do Modelo de Negócios.
Gestão de Equipes de Alta - Perfomance
- Contextualização dos novos contextos organizacionais.
- A importância da liderança no trabalho de equipes.
- Abordagens teóricas sobre estilos de liderança.
- Perfil do Líder.
- A importância do estilo gerencial na promoção da motivação do empregado e da inovação do trabalho.
Fidelização de Clientes
- Princípios de marketing de relacionamento.
- Maximização do valor do cliente ao longo do tempo.
- Gestão do relacionamento com o cliente como diferencial competitivo.
- Políticas de captação, retenção e fidelização de clientes.
- Gestão de ferramentas de relacionamento com clientes.
Business Analytics e Inteligência Artificial
- Conceito de BI.
- Ferramentas de BI.
- Estudo de técnicas de Inteligência Artificial e Machine Learning.
- Abordagem sobre a centralidade em IA, utilização de análise de dados para a melhoria da experiência do cliente e considerações éticas e regulatórias.
Negociação e Gestão de Conflitos
- Processos de comunicação interpessoal e grupal.
- Tipos de público.
- Negociação: definições e práticas.
- Etapas do processo de negociação, instrumentos e requisitos.
- Limites e margens de manobra dos atores e comunicação e informação no processo de negociação.
Design Thinking
- Conceitos de Design Thinking e Design Centrado no Usuário.
- Utilização de ferramentas do Design Thinking.
- Design Thinking para a inovação em diferentes segmentos.
- Painel colaborativo.
Gestão de Projetos
- Definição de Projeto.
- Evolução da Gerência de Projetos.
- Estrutura Analítica de Projetos.
- Cronogramas Físico e Financeiro.
- Alocação de recursos humanos e financeiros.
- Controle do Projeto.
- Ferramentas computacionais para Gerência de Projetos.
- Metodologias ágeis de gestão de Projetos.
Gestão de Riscos
- Conceito de risco.
- Componentes do Risco.
- Critérios de Risco.
- Processos da gestão de riscos: planejamento, definição do contexto, análise e avaliação dos riscos, tratamento, aceitação, comunicação, monitoramento e análise crítica.
- Modelos qualitativos para gestão de riscos.
- Avaliação de riscos.
Empreendedorismo
- Empreendedorismo: Conceito, Características e Perfil do Empreendedor.
- Criatividade no Contexto Organizacional.
- Empreendedorismo e intraempreendedorismo como competências contemporâneas.
- Definições de criatividade.
- Interrelação entre os conceitos de criatividade, empreendedorismo e inovação.
- Fatores do indivíduo e do ambiente que influenciam a criatividade nas organizações.
- Criatividade em equipes de trabalho.
- Criatividade e complexidade.
Economia Aplicada e ESG
- Reflexão sobre a evolução das ideias econômicas.
- Estudo dos agentes econômicos.
- Debate sobre a Economia de Mercado.
- Discussão sobre a participação do Estado na Economia: política fiscal e regulação econômica.
- Conceito de ESG.
- ESG como diferencial competitivo.
Projeto desenvolvido em grupo para solução de um problema da organização utilizando as ferramentas desenvolvidas no curso.
Módulo 1: Liderança Servidora e Comprometida
- Como criar cultura de Locus de Controlo Interno, accountability e auto-responsabilização?
- Como dizer “não” ou anunciar decisão impopular?
- Como conseguir mais tempo para pensar antes de agir?
- Como envolver/motivar para objetivos desafiantes?
- Como assumir erros e liderar pelo exemplo para permitir que ninguém se esconda e possa ser corajoso e autêntico?
- Como dar um “Chá” (repreensão construtiva)?
- Como conduzir uma conversa de desempenho e desenvolvimento com conteúdo e output útil?
- Como influenciar a liderança e ser um “bom colaborador”?
- Como gerir prioridades, emails e reuniões mais eficazmente? Como gerir conflitos?
- Como rebentar com “silos” e trabalhar colaborativamente?
Módulo 2: Comunicação Pessoal na Gestão
- Neurocomunicação – intenção vs impacto: o cérebro como aliado na comunicação.
- Gestão das emoções - ferramentas para manter escuta ativa e estado desejado.
- Congruência e autenticidade: a influência da comunicação não verbal.
- O líder cocriador - Conversas Transformacionais.
- Gerar e manter relações de confiança em ambiente atual: teletrabalho/online/híbrido.
Módulo 3: Empreendedorismo
- Pensamento empreendedor e identificação de oportunidades.
- Toolkit do empreendedor.
- Methodologia Lean Business Model.
- Minimum Viable Product (MVP).
Módulo 4: Inovação
- Compreender as forças motrizes associadas a diversos tipos de inovação.
- Fases e ferramentas práticas ao longo do processo de inovação.
- Desenvolver estratégias para promover uma cultura de criatividade e inovação.
E-mail: mackenziesolucoes@mackenzie.br
Telefone: (11) 2114-8704