O Colégio Mackenzie Agnes realizou na terça-feira, dia 19 de novembro, o evento Rumo ao Médio com o tema “Escrevendo a Próxima Página”. O encontro reuniu 83 alunos que estão em transição ao Ensino Médio para explicar como será o novo formato de aulas, pois a partir de 2025, os estudantes terão mais flexibilidade e personalização na jornada educacional.
A ideia foi estimular que os alunos pensassem sobre este novo momento que se inicia na vida deles e para que expressassem seus sentimentos e expectativas num cartão. Os professores também incentivaram e orientaram que eles escrevessem os sonhos que desejam ser realizados após a conclusão do Ensino Médio. Ao final, todos os cartões foram recolhidos e colocados numa “cápsula do tempo”, que será aberta apenas em 2027. Para complementar esse momento, os estudantes também escreveram em pequenos papéis o que mais marcou durante a trajetória desses últimos anos na vida de cada um deles, também sendo guardados na cápsula.
“O Rumo ao Médio foi um evento muito especial para mim e creio que para todos os alunos. Foi um momento de a gente conhecer mais o que está por vir e entender os desafios. A dinâmica mais legal foi a da cápsula do tempo, porque em 2027 vamos abrir e ver como a gente estava, relembrar algumas perguntas engraçadas que fizemos para a gente do futuro, sabe? Foi muito massa esse momento, pois teve uma sensação de despedida, de saudade, de animação e com muita ansiedade do que está por vir”, falou a aluna Gabriela Barros de Oliveira, da turma 9º A.
Durante o encontro, os alunos puderam reviver momentos que passaram ao longo do Ensino Fundamental com uma apresentação de fotos de passeios, exposições, trabalhos em sala de aula e diversos outros momentos especiais. Também puderam ouvir histórias de antigos alunos e professores que tiveram suas vidas transformadas por causa do Ensino Médio, inspirando e motivando ainda mais os futuros alunos.
A coordenadora pedagógica Fernanda Sales destacou que o evento é de extrema importância para o Colégio, pois desempenha um papel fundamentl na trajetória educacional dos estudantes e um marco entre o Ensino Fundamental e Médio. "Esse momento não é apenas uma mudança de etapa, mas também é um momento de reflexão, de planejamento, de motivação e de enfrentar novos desafios acadêmicos e pessoais que estão por vir", disse.
Os professores abordaram questões de organização, gestão de tempo, aprofundamento de conteúdos e escolhas futuras. Já a cápsula do tempo foi uma novidade e um marco. Os alunoscolocaram dentro dela palavras no contexto do presente, sonhos futuros e registros coletivos, criando um senso de pertencimento e memória compartilhada. "Quando se pensa num rumo ao médio, entendemos que é algo que vai além de um simples marco acadêmico. É um convite à construção de sonhos, de metas e responsabilidades, consolidando o papel da escola como parcela desse processo transformador”, enfatizou Fernanda Sales.